Repository logo
 
Publication

Martulus e a questão polimétrica

dc.contributor.advisorVargas, António Pinho
dc.contributor.authorSegundo, Glauco César de Lima e Silva
dc.date.accessioned2016-02-12T12:14:09Z
dc.date.available2016-02-12T12:14:09Z
dc.date.issued2015-05
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado como parte integrante do mestrado em música da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), e procurou explorar a utilização de “novos ritmos” (Belling, 2010), sobretudo a polimetria em uma peça para piano e percussão intitulada de “Martulus”, com pequena influência de células rítmicas afro-brasileiras e composta durante o último semestre do mestrado. A polimétrica realiza-se na peça sobrepondo, em vários momentos, os diferentes instrumentos em compassos diferentes uns dos outros o que resulta no fato de as barras de compassos por vezes não serem simétricas e o primeiro tempo do compasso acontecer em vários momentos diferentes, os instrumentos que utilizam duas claves, como o piano e a marimba, puderam utilizar às vezes de compassos diferentes em cada clave de forma sobreposta. A peça termina com o compasso de 0/8 e sem barras de compasso, o 8 do denominador faz alusão as colcheias que passa a ser a única forma de guia para os instrumentistas e ausência de primeiro tempo deixando a música suspensa sem acentos implícitos. A peça foi composta para 7 instrumentistas e 7 instrumentos; piano, marimba, tímpano, bumbo grande, caixa, congas, bongôs, e da forma como foi escrita um mesmo percussionista não pode tocar mais do que um instrumento.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This essay has been conducted as a part of the masters degree course in Escola Superior de Música de Lisboa and sought to explore the use of “new rhythms” (Belling, 2010) especially the polymeter in a piece for piano and percussion entitled “Martulus”, with little influence of afro-brasilian rhythmic cells. It has been composed during the last semester of the masters. The polymeter takes place on the piece while overlaying, at various moments, the different kind of instruments with the different compasses. This results in the fact that the barlines sometimes are sometimes not symmetrical and the downbeat happens in different moments. Instruments using two clefs, like the piano or the marimba, can at some point use different measures in each clef in an overlaid manner. The piece ends with the 0/8 time signature and no barlines. The 8 denominator refers to the eighth notes, which happens to be the only guideline for instrumentists as well as the absence of downbeat, letting the music into a suspended flow without implicit accents. The piece has been composed for seven instrumentists and seven instruments. The instruments are atis follows: piano, marimba, timpani, bass drum, snare drum, conga drums, bongo drums. It has been composed in a manner that no drummer can play more than one instrument at the same time.pt_PT
dc.identifier.tid201453754
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5666
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectPolimetriapt_PT
dc.subjectPolirritmiapt_PT
dc.subjectCompassopt_PT
dc.subjectPercussãopt_PT
dc.subjectPolymeterpt_PT
dc.subjectPolyrhythmpt_PT
dc.subjectMeasurept_PT
dc.subjectPercussionpt_PT
dc.titleMartulus e a questão polimétricapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleMartulus e a questão polimétricapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
martulus revisada completa-with-numbers-4.pdf
Size:
3.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: