Browsing by Issue Date, starting with "2015-05"
Now showing 1 - 10 of 31
Results Per Page
Sort Options
- Liderança estratégica como diferencial competitivo nas empresas : análise da liderança de Zeinal Bava na Portugal TelecomPublication . Pereira, Monaliza Monteiro; Nunes, Carlos Manuel da SilvaA preocupação com a liderança é tão antiga como a história escrita. A liderança é um dos temas relacionados com a estratégia mais estudados e que continuam a ter grande importância na atualidade. Hoje em dia o estudo passa por um maior grau de atenção ao ambiente que rodeia o líder e às suas relações. O líder é cada vez mais chamado a intervir em áreas organizacionais e as decisões tomadas pelo líder têm uma importante contribuição na obtenção de uma vantagem competitiva de que a empresa tanto necessita para sobreviver nos mercados pois, se tomadas de forma pouco refletida podem condená-la ao insucesso. O presente trabalho tem como objetivo a análise do tema liderança estratégica como diferencial competitivo nas empresas, mais propriamente a importância do líder na implementação de estratégias e a sua contribuição para a formulação de uma vantagem competitiva. Com este trabalho pretende-se realizar uma pesquisa de literatura e elaboração de um estudo do caso da Portugal Telecom e da liderança de Zeinal Bava eleito melhor CEO das telecomunicações na europa, em 2010, 2011 e 2013 e como o melhor CEO em Portugal em 2013 e 2012 numa iniciativa da revista Institucional Investor, tornando-se no único executivo português a ter tido duas distinções consecutivas como melhor CEO no sector das Telecomunicações, sendo que este ano o reconhecimento chega dos dois lados do mercado financeiro, investidores e analistas - e três prémios como melhor CFO (chief financial officer), pela Institutional Investor Magazine, considerada uma referência internacional na comunicação da relação com os investidores.
- Importance of program physical activity in quality of life in multiple sclerosis patients, six months after the interventionPublication . Pedro, Luísa; Pais-Ribeiro, José Luís; Pinheiro, João PáscoaBackground: Multiple Sclerosis (MS) is a chronic disease of the central nervous system that affects more often young adults in the prime of his career and personal development, with no cure and unknown causes. The most common signs and symptoms are fatigue, muscle weakness, changes in sensation, ataxia, changes in balance, gait difficulties, memory difficulties, cognitive impairment and difficulties in problem solving MS is a relatively common neurological disorder in which various impairments and disabilities impact strongly on function and daily life activities. Purpose: The aim of this study is to examine the implications of an Intervention Program of Physical Activity (IPPA) in quality of life in MS patients, six months after the intervention.
- Fraga: a música tradicional da Beira-baixa no século XXIPublication . Dores, Maria Emília da Conceição Morais Horta das; Cascais, NelsonCom este projeto artístico permite-se trabalhar repertório da música tradicional da Beira-baixa e criar música nova a partir do mesmo através de uma exploração melódica, rítmica e harmónica, de modo a transformá-lo em música nova. A nível concetual foi estabelecida uma relação com a música tradicional afro-americana que originou o jazz. Este projeto divide-se numa parte teórica que consiste numa pesquisa bibliográfica com a finalidade de contextualizar histórica e culturalmente a música a ser trabalhada e numa parte prática onde um processo de composição e arranjo musical será elaborado com a finalidade da criação de música nova. Pretendo no processo criativo deste projeto artístico trabalhar a fundo canções do repertório tradicional da Beira-baixa, explorar as suas melodias e ritmo para tentar encontrar um novo som e criar novas canções a partir do repertório escolhido, de forma a expôr o repertório tradicional de uma forma não tradicional.
- O evento desencadeador do empreendedorismo : a proposta de Bygrave aplicada aos empreendedores portuguesesPublication . Teixeira, Ricardo Manuel Araújo; Nunes, Carlos Manuel da SilvaA existência de indivíduos que, ao reconhecerem uma oportunidade de negócio decidem criar organizações para explorá-la, enquanto outros, reconhecendo a mesma oportunidade de negócio, decidem não o fazer, levanta a questão sobre a possibilidade de existirem um conjunto de características pessoais que podem afetar essa decisão. Foi a procura de uma explicação para este fenómeno que surgiu a proposta de Bygrave, que identificava um conjunto de características psicológicas e demográficas que influenciavam a decisão de alguém se tornar empreendedor, tendo esse momento sido chamado de “evento desencadeador”. Este estudo tem como objetivo testar a proposta de Bygrave e identificar quais as características psicológicas e demográficas que se encontram presentes na decisão de alguém se tornar empreendedor, e caso estas sejam identificadas, verificar com que intensidade estas afetam essa decisão, contribuindo para a procura de uma resposta que permita compreendeder o porquê de certas pessoas decidirem tornar-se empreendedores, e se é possível estímular certas características psicológicas para aumentar a intenção empreendedora dos indivíduos.
- Projeto RSE fisio registo de saúde eletrónico: necessidades, requisitos e barreiras de adoção em fisioterapiaPublication . Pedro, Luísa; Postolache, GabrielaA pessoa idosa deverá ser responsável pela prevenção da saúde, vigilância e medicalização mas também pela adoção de comportamentos saudáveis, alimentar-se, prática de atividade física e participar em atividades de lazer, numa clara correlação entre o imediato e o futuro. O grupo de pessoas mais velhas, com 60 e mais anos, continuará a aumentar exponencialmente nos anos vindouros. Portugal - 19% população idosa (Censo de 2011). Três pilares de envelhecimento ativo: Saúde e qualidade de vida; Segurança; Participação. A participação, os idosos e a tecnologia raramente aparecem interligados. Teleassistência aos idosos: contactos audiovisuais e em tempo real entre pacientes e cuidadores; tecnologias integradas sob a forma de casas inteligentes; roupa e mobiliário inteligente; tecnologias de etiquetagem/alerta eletrónica; implantes e dispositivos para monitorização de doenças crónicas.
- Validação do método de deteção de eritropoietina recombinante humana em urina humana por focalização isoelétricaPublication . Tavares, Ana SofiaA eritropoietina (EPO) é uma substância que estimula a produção de eritrócitos, aumentando a oxigenação muscular, sendo segregada de forma natural pelo organismo e excretada na urina em baixas concentrações. Devido às suas propriedades e características, a EPO foi rapidamente introduzida no mundo do desporto, como substância ilícita, proporcionando vantagens no rendimento desportivo. No início de 2000 foi desenvolvido um método de deteção direta de EPO Recombinante (rHuEPO) em urina humana por Lasne, baseado na focalização isoelétrica (IEF) em gel de poliacrilamida, seguido de duplo blote, tendo este sido publicado e validado. Em 2002, a Agência Mundial Antidopagem (AMA) implementou este mesmo método, sendo atualmente um dos métodos oficiais utilizado pelos laboratórios acreditados pela AMA. Desta forma, o ponto de partida para a realização deste trabalho consistiu na necessidade de implementar e validar o método de referência de IEF para a deteção de rHuEPO em urina humana. O trabalho foi realizado no Laboratório de Análises e Dopagem (LAD) do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), atual Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). O principal objetivo deste trabalho consistiu no estudo/investigação de diferentes parâmetros de validação (especificidade/seletividade; capacidade de identificação; limite de deteção; exatidão e repetibilidade), de acordo com o protocolado no Procedimento Geral interno do Laboratório de Análises de Dopagem de Lisboa (LAD). O referido método de triagem e confirmação revelou possuir características de desempenho conformes com os requisitos aplicáveis, pelo que é considerado validado e apto.
- Evidence based for exercise program in physical therapy in patients with multiple sclerosisPublication . Gervásio, Pio; Pedro, LuísaBackground: Multiple sclerosis is a disease of the central nervous system that affects more frequently young women. It is a progressive and unpredictable disease, resulting in some cases of disabilities and limitations to physical, psychological and social level. Purpose: To review the literature for evidence based of the effectiveness of physiotherapy intervention in multiple sclerosis.
- Martulus e a questão polimétricaPublication . Segundo, Glauco César de Lima e Silva; Vargas, António PinhoO presente trabalho foi realizado como parte integrante do mestrado em música da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), e procurou explorar a utilização de “novos ritmos” (Belling, 2010), sobretudo a polimetria em uma peça para piano e percussão intitulada de “Martulus”, com pequena influência de células rítmicas afro-brasileiras e composta durante o último semestre do mestrado. A polimétrica realiza-se na peça sobrepondo, em vários momentos, os diferentes instrumentos em compassos diferentes uns dos outros o que resulta no fato de as barras de compassos por vezes não serem simétricas e o primeiro tempo do compasso acontecer em vários momentos diferentes, os instrumentos que utilizam duas claves, como o piano e a marimba, puderam utilizar às vezes de compassos diferentes em cada clave de forma sobreposta. A peça termina com o compasso de 0/8 e sem barras de compasso, o 8 do denominador faz alusão as colcheias que passa a ser a única forma de guia para os instrumentistas e ausência de primeiro tempo deixando a música suspensa sem acentos implícitos. A peça foi composta para 7 instrumentistas e 7 instrumentos; piano, marimba, tímpano, bumbo grande, caixa, congas, bongôs, e da forma como foi escrita um mesmo percussionista não pode tocar mais do que um instrumento.
- Literacia familiar: contributos para a promoção e desenvolvimento de boas práticas literácitas em contexto socio económico desfavorecidoPublication . Alves, Rita Isabel Lourenço; Gonçalves, CarolinaO presente trabalho pretende contribuir para o estudo de competências na área da Língua Portuguesa, nomeadamente, ao nível da aprendizagem da leitura e da escrita. Para isso, focámo-nos no estudo das práticas de literacia de pais (Mata, 2006), avaliámos o nível de desenvolvimento de literacia dos seus filhos (Villas-Boas, 2001) e aplicámos um programa de boas práticas de literacia. O principal objetivo deste estudo foi promover boas práticas de literacia, junto de um grupo de alunos do 1.º ano e suas famílias, numa escola inserida num Território Educativo de Intervenção Prioritária. A população abrangida por este estudo foi composta por duas turmas de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A turma do grupo experimental foi abrangida pelo programa de boas práticas de literacia, enquadrado na disciplina de “Outras Expressões”, nas Atividades de Enriquecimento Curricular. A planificação do programa foi definida tendo por base objetivos concretos para aquela população e tendo em conta o projeto Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, de mediação da poesia, que serviu de base à introdução deste programa. Inicialmente, foi aplicado um pré-teste aos alunos e um questionário aos pais, de forma a avaliar os seus níveis de literacia e as práticas de literacia presentes na família. Em seguida iniciou-se o programa de boas práticas, tanto com a família (em contexto de escola) como com os alunos, com a duração de um ano letivo. No final do ano letivo, aplicámos o pós-teste, de forma a avaliarmos os efeitos do programa. Os resultados permitem constatar que a presença de boas práticas de literacia em família é um fator de sucesso ao nível da aprendizagem da leitura e da escrita.
- Insulin resistance does not play a major role in lipid and apolipoprotein profile in obese womenPublication . Silva-Nunes, José; Brito, Miguel; Veiga, LuísaBackground: Obesity is associated with increased atherogenesis through alterations in lipids, among other potential factors. Some of those abnormalities might be mediated by insulin resistance (IR). Aims: To compare lipid and apolipoprotein profile between lean and obese women; to evaluate the influence of IR on lipid and apolipoprotein profile, in obese women. Methods: We studied 112 obese and 100 normal-weight premenopausal women without known cardiovascular disease. Both groups were characterized for anthropometrics and a fasting blood sample was collected for assessment of glucose, insulin, triglycerides, cholesterol (total, LDL and HDL), and apolipoproteins A-I, A-II, B, C-II, C-III, and E; IR was assessed by the homeostatic model assessment (HOMA-IR). We compared lipids between obese and lean women; we looked for correlation of those levels with anthropometrics and IR (independently from anthropometrics) in obese women. Results: Obese women were characterized by mean age=34.6±8.3 years, BMI=43.6±7.9 kg/m2, waist circumference (Wc)=117.5±15.1 cm, and HOMA-IR=4.28±3.5. Lean women (age=34.2±8.3 years, BMI=21.4±1.7 kg/m2, Wc=71.7±5.8 cm, and HOMA-IR=1.21±0.76) presented with significantly lower levels of total cholesterol (P=0.001), LDL-cholesterol (P<0.001), and triglycerides (P<0.001); they presented higher levels of HDL-cholesterol (P<0.001), Apo A-I (P<0.001) and Apo A-II (P=0.037). HOMA-IR showed no significant association with apolipoproteins. HOMA-IR was inversely associated with HDL-cholesterol (P=0.048; r=−0.187) but that association disappeared when we adjusted for waist circumference. Only triglycerides were directly associated with HOMA-IR (P<0.001; r=0.343) independently from anthropometrics. Conclusion: We confirm that obese women present worst lipid and apolipoprotein profile. However, with the exception for triglycerides, insulin resistance per se does not play a major role in lipid and apolipoprotein abnormalities observed in obese women.