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O papel do/a educador/a de infância na integração de uma criança cujo português é língua não materna

dc.contributor.advisorRosa, Manuelapt_PT
dc.contributor.authorFialho, Ana
dc.date.accessioned2015-10-05T10:29:45Z
dc.date.available2015-10-05T10:29:45Z
dc.date.issued2015-07
dc.descriptionRelatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractNo seguimento de um período de Prática Profissional Supervisionada surge o presente relatório que pretende, de forma reflexiva e interpretativa, ilustrar a intervenção realizada, tanto em Creche, como em Jardim de Infância. Ainda que, no decorrer da Prática Profissional Supervisionada, diversas questões tenham surgido, sobrepôs-se uma preocupação que mereceu maior enfoque reflexivo, "o papel do/a educador/a de infância na integração de uma criança cujo Português é Língua Não Materna". Esta questão assume preponderância, pois, no atual modelo de globalização, as migrações revelam-se uma componente essencial do mesmo. Nesse sentido, estas geram mudanças significativas em vários âmbitos, nomeadamente nos espaços de educação. As organizações educativas passam, assim, a ter o desafio de integrar crianças com culturas diversas e com línguas maternas diferentes. A investigação sobre a prática desenvolvida enquadra-se no paradigma qualitativo e entendeu-se que o método mais adequado para o desenvolvimento da investigação (especificamente para a problemática) seria o estudo de caso. De entre as várias técnicas disponíveis para recolher e registar os dados, optou-se, maioritariamente, pela observação. Para além desta técnica, recorreu-se também à consulta documental, a fotografias e a vídeos. Como instrumentos, salienta-se o recurso ao diário de bordo e à criação de categorias orientadoras.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This report was developed following up a period of Supervised Professional Practice and it intends to, in a reflective and interpretative manner, show the intervention held at a Nursery school and Kindergarten. Even though that, during the Supervised Professional Practice, several questions had arisen, a concern took a higher importance and deserved an increased reflective focus, “the role of the educator in the integration of a child whose Portuguese is not the Mother tongue”. This question assumes prevalence because, with the actual model of globalization, the migrations have an important role in it. They create significant changes in various areas, namely in educational spaces. Thus, the educational organizations have the challenge of fitting in children with different cultures and mother tongues. The investigation on the practice developed fits in the qualitative paradigm and was understood that the method more adequate for the development of the investigation, especially for the problematic, would be the case study. From the various techniques available to collect and record data it was chosen, primarily, the observation. Besides that technique, it was also resorted to document consultation, photography and video. As tools, it’s stressed the usage of the logbook and the creation of guiding categories.en
dc.identifier.tid201346133pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5237
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducador de Infânciapt_PT
dc.subjectReflexividadept_PT
dc.subjectAquisição da linguagempt_PT
dc.subjectLíngua não maternapt_PT
dc.subjectEducatoren
dc.subjectReflexivityen
dc.subjectLanguage acquisitionen
dc.titleO papel do/a educador/a de infância na integração de uma criança cujo português é língua não maternapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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