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Advisor(s)
Abstract(s)
O nosso objetivo é divulgar um projeto de intervenção numa sala de creche com crianças
surdas, idades entre os 12 e os 36 meses, seguindo uma abordagem educativa bilingue. O
projeto parte de necessidades sentidas pelos profissionais envolvidos e do seu desejo de
melhorar a qualidade dos serviços. Foi realizada uma avaliação inicial relativa à linguagem e
envolvimento das crianças em atividades de “hora do conto” e às necessidades sentidas pelos
pais que levou à formulação de objetivos em três planos complementares: i) Promoção da
linguagem e comunicação das crianças, ii) envolvimento das famílias e, iii) aprofundar a
cooperação entre os profissionais.
O projeto adotou o modelo de investigação-ação para a intervenção. Ao longo de três meses
um conjunto de oito histórias foram adaptadas e contadas pela educadora oralmente e pela
formadora de língua gestual portuguesa em língua gestual. As famílias foram envolvidas no
projeto participando em atividades na sala e promovendo atividades no contexto familiar. Os
resultados nas variáveis usadas para monitorizar o processo mostraram uma evolução muito
positiva em relação aos objetivos formulados. Numa reflexão final, procurámos interpretar
alguns dos resultados apresentados à luz da literatura.
Description
Keywords
Surdez Histórias infantis Desenvolvimento da linguagem Envolvimento Estilos de interação
Citation
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais