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Profissionalização dos professores em Portugal: tendências e especificidades
dc.contributor.author | Campos, Joana | |
dc.date.accessioned | 2020-03-06T09:42:12Z | |
dc.date.available | 2020-03-06T09:42:12Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A crescente centralidade do conhecimento nas sociedades contemporâneas tem contribuído para o aumento da pressão sobre os sistemas educativos (Cachapuz, Sá-Chaves & Paixão, 2004; Costa, Machado & Almeida, 2007; Ávila, 2007). No caso do sistema educativo português a exigência tem sido reforçada pelos efeitos de uma democratização tardia (Sebastião & Correia, 2007) e com resultados escolares ainda por alcançar (Martins, 2012). Esta pressão tem concorrido para o reforço do reconhecimento da função social dos professores, contribuindo assim para o aumento da exigência relativamente ao seu desempenho profissional (Lanthaume, 2006; Schleicher, 2012). Acresce ainda à pressão sobre o desempenho profissional deste grupo a ampliação resultante da aferição e comparação internacional regular e sistemática dos resultados escolares (Schleicher, 2012). É neste pano de fundo que a problemática de investigação em curso se situa, ou seja, no desafio de melhor compreender as condições de desenvolvimento do grupo profissional, os professores, em Portugal. O texto que se apresenta centra-se numa pequena parte da pesquisa, pretendendo mais especificamente contribuir para a discussão em torno da (re)composição da profissão docente em Portugal, com a apresentação de resultados alcançados no âmbito de uma análise desenvolvida em torno da configuração das condições de desenvolvimento profissional dos professores. Teoricamente a pesquisa orientou-se para a análise dos professores enquanto grupo profissional, centrando-se nos processos de produção e mobilização do conhecimento profissional dos professores. Partindo da identificação dos principais referenciais da sociologia das profissões, tornou-se possível a definição de uma malha teórica na qual se ancora a pesquisa em curso. Desse enquadramento é relevante para o presente texto um conjunto de ideias-base para a análise dos professores em Portugal que sinteticamente passaremos em revista. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Campos, Joana (2014) “Profissionalização dos professores em Portugal: tendências e especificidades”, in Melo, Maria Benedita; Diogo, Ana Matias; Ferreira, Manuela; Lopes, João Teixeira; Gomes, Elias (orgs) Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, Porto, Universidade do Porto, pp 197-221 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8648-40-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11208 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Sistema educativo | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.subject | Profissionalização | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.title | Profissionalização dos professores em Portugal: tendências e especificidades | pt_PT |
dc.type | book part | |
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oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 221 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 197 | pt_PT |
oaire.citation.title | Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal | pt_PT |
person.familyName | Campos | |
person.givenName | Joana | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5325-9460 | |
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relation.isAuthorOfPublication | 72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e | |
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