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Profissionalização dos professores em Portugal: tendências e especificidades

dc.contributor.authorCampos, Joana
dc.date.accessioned2020-03-06T09:42:12Z
dc.date.available2020-03-06T09:42:12Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA crescente centralidade do conhecimento nas sociedades contemporâneas tem contribuído para o aumento da pressão sobre os sistemas educativos (Cachapuz, Sá-Chaves & Paixão, 2004; Costa, Machado & Almeida, 2007; Ávila, 2007). No caso do sistema educativo português a exigência tem sido reforçada pelos efeitos de uma democratização tardia (Sebastião & Correia, 2007) e com resultados escolares ainda por alcançar (Martins, 2012). Esta pressão tem concorrido para o reforço do reconhecimento da função social dos professores, contribuindo assim para o aumento da exigência relativamente ao seu desempenho profissional (Lanthaume, 2006; Schleicher, 2012). Acresce ainda à pressão sobre o desempenho profissional deste grupo a ampliação resultante da aferição e comparação internacional regular e sistemática dos resultados escolares (Schleicher, 2012). É neste pano de fundo que a problemática de investigação em curso se situa, ou seja, no desafio de melhor compreender as condições de desenvolvimento do grupo profissional, os professores, em Portugal. O texto que se apresenta centra-se numa pequena parte da pesquisa, pretendendo mais especificamente contribuir para a discussão em torno da (re)composição da profissão docente em Portugal, com a apresentação de resultados alcançados no âmbito de uma análise desenvolvida em torno da configuração das condições de desenvolvimento profissional dos professores. Teoricamente a pesquisa orientou-se para a análise dos professores enquanto grupo profissional, centrando-se nos processos de produção e mobilização do conhecimento profissional dos professores. Partindo da identificação dos principais referenciais da sociologia das profissões, tornou-se possível a definição de uma malha teórica na qual se ancora a pesquisa em curso. Desse enquadramento é relevante para o presente texto um conjunto de ideias-base para a análise dos professores em Portugal que sinteticamente passaremos em revista.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCampos, Joana (2014) “Profissionalização dos professores em Portugal: tendências e especificidades”, in Melo, Maria Benedita; Diogo, Ana Matias; Ferreira, Manuela; Lopes, João Teixeira; Gomes, Elias (orgs) Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, Porto, Universidade do Porto, pp 197-221pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8648-40-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11208
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSistema educativopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectProfissionalizaçãopt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.titleProfissionalização dos professores em Portugal: tendências e especificidadespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage221pt_PT
oaire.citation.startPage197pt_PT
oaire.citation.titleEntre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugalpt_PT
person.familyNameCampos
person.givenNameJoana
person.identifier.orcid0000-0001-5325-9460
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e
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