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Authors
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Abstract(s)
A crescente centralidade do conhecimento nas sociedades contemporâneas tem contribuído para o aumento
da pressão sobre os sistemas educativos (Cachapuz, Sá-Chaves & Paixão, 2004; Costa, Machado & Almeida, 2007; Ávila, 2007).
No caso do sistema educativo português a exigência tem sido reforçada pelos efeitos de uma democratização tardia (Sebastião & Correia, 2007) e com resultados escolares ainda por alcançar (Martins, 2012). Esta pressão tem concorrido para o reforço do reconhecimento da função social dos professores, contribuindo assim para o aumento da exigência relativamente ao seu desempenho profissional (Lanthaume, 2006; Schleicher, 2012). Acresce ainda à pressão sobre o desempenho profissional deste grupo a ampliação resultante da aferição e
comparação internacional regular e sistemática dos resultados escolares (Schleicher, 2012). É neste pano de fundo que a problemática de investigação em curso se situa, ou seja, no desafio de melhor compreender as condições de desenvolvimento do grupo profissional, os professores, em Portugal. O texto que se apresenta centra-se numa pequena parte da pesquisa, pretendendo mais especificamente contribuir para a discussão em torno da (re)composição da profissão docente em Portugal, com a apresentação de resultados alcançados no âmbito de uma análise desenvolvida em torno da configuração das condições de desenvolvimento profissional dos professores. Teoricamente a pesquisa orientou-se para a análise dos professores enquanto grupo
profissional, centrando-se nos processos de produção e mobilização do conhecimento profissional dos professores.
Partindo da identificação dos principais referenciais da sociologia das profissões, tornou-se possível a definição de uma malha teórica na qual se ancora a pesquisa em curso. Desse enquadramento é relevante para o presente texto um conjunto de ideias-base para a análise dos professores em Portugal que sinteticamente passaremos em revista.
Description
Keywords
Sistema educativo Portugal Profissionalização Professores
Citation
Campos, Joana (2014) “Profissionalização dos professores em Portugal: tendências e especificidades”, in Melo, Maria Benedita; Diogo, Ana Matias; Ferreira, Manuela; Lopes, João Teixeira; Gomes, Elias (orgs) Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, Porto, Universidade do Porto, pp 197-221