Repository logo
 
Publication

O processo de memorização na aprendizagem do instrumento

dc.contributor.advisorNeto, Tiago
dc.contributor.authorPereira, Helena da Costa
dc.date.accessioned2019-03-27T13:05:12Z
dc.date.available2019-03-27T13:05:12Z
dc.date.issued2015-10
dc.descriptionRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo secção I – Prática Pedagógica - O presente Relatório de Estágio carateriza o Conservatório de Música da Metropolitana enquanto associação para o ensino e desenvolvimento da música. É o local onde leciono a disciplina de violino e onde procuro refletir e melhorar sobre a prática pedagógica, tendo estabelecido o objetivo principal na exploração de estratégias que levem à formação de indivíduos autónomos e responsáveis, ao longo de toda a aprendizagem. Para além da caracterização do estabelecimento de ensino e tendo em conta o objetivo referido, este trabalho incide sobre a prática pedagógica desenvolvida em três alunos de diferentes graus de ensino: iniciação, 4.º grau e 7.º grau. De acordo com as particularidades de cada aluno, foram desenvolvidos objetivos de trabalho para a efetivação de competências. Por último apresentamos uma análise crítica sobre a atividade docente, onde é feita a ressalva da responsabilidade do professor na condução do ensino a alunos que, independentemente da sua aptidão musical, merecem um professor reflexivo, criativo e com capacidade de autoavaliação.pt_PT
dc.description.abstractResumo secção II – Investigação - Esta investigação tem como objetivo a definição de conceitos inerentes à memória, concretamente a memória sensorial, a memória de curto prazo e a memória de longo prazo. Estudámos a forma como se processa e as implicações nos processos cognitivos de recuperação de informação. A memorização terá vantagens no processo de aprendizagem de um instrumento musical? Através desta questão foi feita uma abordagem à memória musical e às estratégias de memorização que nos concedem a compreensão de procedimentos necessários com vista a uma aprendizagem mais consciente e fundamentada, onde se salienta o uso da memória auditiva, visual e cinestésica. Neste sentido, foi efetuada uma revisão de literatura que contribuiu para reforçar os pensamentos teóricos e fortalecera consistência do estudo. Para percebermos o valor da memorização perante os professores e em que medidas a aplicam, recorremos a uma recolha de dados elaborada através de inquérito por questionário que nos permite alcançar algumas conclusões acerca da problemática em estudo.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I - This report features the Metropolitan Conservatory of Music as an association for teaching and music development. Is the place where I teach violin and where I try to reflect and improve the pedagogical practice, being aware of the main objective based on operating strategies that lead to training of autonomous and responsible individuals throughout the learning. Besides the characterization of the educational establishment and taking attention about the referred objective, this work focuses on teaching practice developed in three students from different educational levels: Initiation, 4th Grade and 7th Grade. According to the particularities of each student were developed task objectives for the skill achievements. At last, we present a critical analyses of the teaching activity, where we safe conduct of the teacher’s responsibility in leading the students that, regardless of their musical aptitude, they deserve a reflective teacher, creative and with self-assessment capability.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II - This research aims to define concepts inherent in memory, specifically sensory memory, short term memory and long term memory. We studied the way it processes and the implications in cognitive processes of information retrieval. The memory has advantages in the process of learning a musical instrument? By this question an approach was made to the musical memory and memorization strategies that give us an understanding of necessary procedures with a view to a more conscious and reasoned learning, where it emphasizes the use of auditory, visual and kinesthetic memory. In this way, it was carried out a literature review that helped to strengthen the theoretical thoughts and provide consistency to the study. To realize the value of memorization towards teachers and in what measures to apply it, we take to an formulate data collection through questionnaire survey which leads us to conclusions about the issue under study.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201707373
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9786
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectPsicologia cognitivapt_PT
dc.subjectMemória musicalpt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectCognitive psychologypt_PT
dc.subjectMusical memorypt_PT
dc.subjectStrategiespt_PT
dc.titleO processo de memorização na aprendizagem do instrumentopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleO processo de memorização na aprendizagem do instrumentopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Helena Pereira.pdf
Size:
14.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: