Repository logo
 
Publication

Determinantes que influenciam a decisão de compra de sumos de fruta e néctares: o caso da marca Compal

dc.contributor.advisorRosário, João Carlos Vinagre Ferreira dopt_PT
dc.contributor.authorOliveira, Joana Barreto
dc.date.accessioned2017-04-26T17:03:19Z
dc.date.available2017-04-26T17:03:19Z
dc.date.issued2016-12-02
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractAo longo dos anos, o consumidor tem marcado a forma das empresas atuarem e divulgarem os seus produtos. A concretização das vendas e a obtenção de lucros mantem-se como principal objetivo. Mas conquistar os consumidores, tornou-se também, uma das principais estratégias para as empresas. Os mercados estão cada vez mais dinâmicos, exigentes e a concorrência obriga as empresas a criarem marcas inovadoras com produtos que conquistam o consumi-dor. No entanto, o consumidor vive com a realidade de ter a oferta de vários produ-tos, com as mesmas funcionalidades e de diversas marcas. Assim, para a presente dissertação foi escolhido o mercado alimentar, mais concre-tamente o setor das bebidas não-alcoólicas, para procurar conhecer quais são os fatores que influenciam a decisão de compra dos sumos e néctares da marca Compal. A escolha da marca Compal foi impulsionada pelos anos de existência e permanên-cia no mercado nacional, pela gama de produtos que oferece dentro do mercado escolhido e por ser uma marca conhecida pelo consumidor português. Para conhecer a opinião dos consumidores sobre os sumos e néctares da marca Compal, foi disponibilizado um inquérito por questionário online, tendo-se obtido uma amostra de conveniência de 212 inquiridos. Os resultados do inquérito permitiram confirmar seis das hipóteses da investigação. Desta forma o rótulo e as informações nutricionais, o preço, o atributo sensorial cor e o atributo sensorial sabor, a notoriedade da marca e o país de origem do produto são fatores considerados pelo consumidor na decisão de compra dos sumos e nécta-res da marca Compal.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Over the years, the consumer has marked the way companies act and advertise their products. The increasing of sales and profit keeps as main goal. Although, conquer-ing the consumers also became one of the main strategies for companies. Markets are more and more dynamic, demanding and competition forces the com-panies to create innovative brands with products that engaged the buyer. However, the consumer faces with the same features from several brands. Consequently for the present research was chosen the food market, in particular the non-alcoholic beverage sector, to seek knowledge concerning the factors that influ-ence the process of purchasing juices and nectars of the brand Compal. The brand Compal was chosen due to their years of existence and stability in the national market, by the range of products that offers in the chosen market and be-cause it is a brand well kwon by the Portuguese consumer. In order to have an idea about the consumers opinion concerning the juices and nectars of Compal’s brand it was produced an enquiry through an online survey where it was obtained a convenience sample of 212 elements. The survey results gave the possibility of confirming six of the research hypotheses. In this way, the label and the nutritional information, the price, the color sensory attribute and the flavor sensory attribute, the awareness of the brand and the country of origin are the main factors considered by the consumer in the purchase process of the juices and nectars of Compal.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Joana Barreto - Determinantes que influenciam a decisão de compra de sumos de fruta e néctares: o caso da marca Compal. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Dissertação de mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid201606275pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6946
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEscola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectMarketing mixpt_PT
dc.subjectConsumidorespt_PT
dc.subjectDecisões de comprapt_PT
dc.subjectNotoriedade das marcaspt_PT
dc.subjectSetor alimentarpt_PT
dc.subjectBebidas não alcoólicaspt_PT
dc.subjectSumos de frutapt_PT
dc.subjectPerceção sensorialpt_PT
dc.subjectCompal (marca bebida)pt_PT
dc.subjectRótulo e informação nutricionalpt_PT
dc.subjectConsumersen
dc.subjectPurchase decisionen
dc.subjectBrands awarenessen
dc.subjectFood industryen
dc.subjectNon-alcoholic drinksen
dc.subjectFruit juicesen
dc.subjectNectarsen
dc.subjectSensory perceptionen
dc.subjectNutrition label and informationen
dc.titleDeterminantes que influenciam a decisão de compra de sumos de fruta e néctares: o caso da marca Compalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleDeterminantes que influenciam a decisão de compra de sumos de fruta e néctares: o caso da marca Compalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação Compal - Joana Oliveira.pdf
Size:
3.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: