Repository logo
 
Publication

Direção absoluta versus direção partilhada

dc.contributor.advisorBurfin, Jean-Marc
dc.contributor.authorAreias, Paulo Jorge de Barros
dc.date.accessioned2024-02-21T11:58:18Z
dc.date.available2024-02-21T11:58:18Z
dc.date.issued2023-11-21
dc.descriptionRelatório de Projeto Artístico apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Música, conforme Decreto-Lei nº107/2008 de 25 de Junho.pt_PT
dc.description.abstractA função de um maestro é muito ampla. Sendo a orquestra o seu instrumento e tendo como objetivo final uma interpretação musical de excelência, compete-lhe gerir um grupo de pessoas, motivá-las e extrair delas o seu máximo potencial. A análise detalhada da obra e, consequentemente, da partitura é fundamental para que se consiga elaborar uma ideia clara da sua interpretação e, posteriormente, transmiti-la aos músicos. A comunicação é também, por isso, um aspeto fundamental para o sucesso do trabalho de um maestro. Uma nuance importante ao modus operandi de um maestro surge quanto se aborda uma obra com solista, neste caso, a interpretação deixa de se basear apenas na sua visão e passa a ser o fruto da partilha de sensibilidades e ideias entre ele e o solista. A forma como se devem gerir todos estes pormenores é o cerne da reflexão deste estudo. O meu projeto artístico será a apresentação pública da Abertura da Ópera Fidelio e o Concerto para Violino em Ré maior, ambas as obras do compositor Ludwig Van Beethoven. Recorrendo a entrevistas a maestros conceituados, pretendo encontrar algumas respostas que me ajudem a refletir e a enfrentar a preparação do já referido projeto artístico da melhor forma possível.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - The role of a conductor is very broad. As the orchestra is its instrument and has as its final objective an excellent musical interpretation, it must manage a group of people, motivate them, and extract their maximum potential. Detailed analysis of the work and, consequently, of the score, is essential for me to develop a clear idea of your interpretation and transmit it to the musicians. Communication is therefore also a fundamental aspect of the success of a conductor's work. An important nuance to a conductor's modus operandi appears when approaching a work with a soloist, in this case, the interpretation is no longer based merely on his vision and becomes the fruit of the sharing of sensibilities and ideas between him and the soloist. The way in which all these details should be managed is the core of this study's reflection. My artistic project will be the public performance of the Opera Fidelio Overture and the Violin Concerto in D Major, both works by the composer Ludwig Van Beethoven. Using interviews with renowned conductors, I intend to find some answers that will help me to reflect and face the preparation of the aforementioned artistic project in the best possible way.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid203441052
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17146
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectLudwig Van Beethovenpt_PT
dc.subjectMaestrospt_PT
dc.subjectEntrevistapt_PT
dc.subjectOrquestrapt_PT
dc.titleDireção absoluta versus direção partilhadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleDireção absoluta versus direção partilhadapt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Projeto Artístico - Paulo Areias - Versão final.pdf
Size:
38.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: