Publication
Incluir e aprender : o percurso de uma aluno com PEA numa turma de 1ยบ ano
dc.contributor.author | Freitas, Susana do Cรฉu Gonรงalves Antunes de | |
dc.date.accessioned | 2012-03-27T14:59:53Z | |
dc.date.available | 2012-03-27T14:59:53Z | |
dc.date.issued | 2012-03 | |
dc.description.abstract | A inclusรฃo de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas tem feito um caminho ascendente, de melhoria. Passรกmos por momentos de segregaรงรฃo e total alheamento a uma educaรงรฃo inclusiva, onde todos os alunos tรชm um lugar na escola do ensino regular, onde se procura aceitar a diferenรงa e identificar respostas educativas eficazes ร s suas necessidades de educaรงรฃo especรญficas. Para que esta inclusรฃo se faรงa de forma รบtil e benรฉfica, tรชm de existir mudanรงas quer na escola, quer na sala de aula, optando-se por mudanรงas metodolรณgicas e organizacionais. ร a escola que se adapta aos alunos e nรฃo o contrรกrio. Nesse mesmo sentido, o trabalho com alunos com Perturbaรงรตes do Espectro do Autismo (PEA), nรฃo se projecta sempre da mesma forma. Muito embora os traรงos comuns caracterรญsticos a esta problemรกtica cada um apresenta as suas especificidades e sรณ observando e entendendo a forma como cada crianรงa aprende, se relaciona e interage, serรก possรญvel realizar um trabalho eficaz e de sucesso. ร neste contexto que se insere o projecto de investigaรงรฃo que se apresenta. Este projecto tem como objectivo apresentar um estudo de caso de um aluno portador de uma Perturbaรงรฃo do Espectro do Autismo. Apรณs a caracterizaรงรฃo sรณcio-educativa, identificam-se os objectivos de intervenรงรฃo, princรญpios orientadores da prรกtica educativa, o plano de acรงรฃo e os pressupostos de avaliaรงรฃo. Os dados de avaliaรงรฃo permitem considerar que toda a intervenรงรฃo, desde que devidamente planeada e avaliada, se constitui uma mais valia no desenvolvimento de competรชncias sociais e cognitivas dos alunos com PEA. Neste estudo a intervenรงรฃo procurou ir ao encontro das potencialidades e fragilidades do aluno, numa dinรขmica de investigaรงรฃo-acรงรฃo, onde o ciclo planificaรงรฃo-acรงรฃo-reflexรฃo permitiu um trabalho mais rigoroso e prรณximo das reais necessidades do aluno, beneficiando a sua evoluรงรฃo, sobretudo na aquisiรงรฃo de competรชncias sociais. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/1372 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Inclusรฃo | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Diferenciaรงรฃo curricular | por |
dc.subject | Investigaรงรฃo-aรงรฃo | por |
dc.subject | Projecto de intervenรงรฃo | por |
dc.subject | Inclusion | por |
dc.subject | Autism | por |
dc.subject | Curricular differentiation | por |
dc.subject | Research-action | por |
dc.subject | Intervention project | por |
dc.title | Incluir e aprender : o percurso de uma aluno com PEA numa turma de 1ยบ ano | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |