Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Incluir e aprender : o percurso de uma aluno com PEA numa turma de 1ยบ ano

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Incluir e aprender.pdf17.91 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A inclusรฃo de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas tem feito um caminho ascendente, de melhoria. Passรกmos por momentos de segregaรงรฃo e total alheamento a uma educaรงรฃo inclusiva, onde todos os alunos tรชm um lugar na escola do ensino regular, onde se procura aceitar a diferenรงa e identificar respostas educativas eficazes ร s suas necessidades de educaรงรฃo especรญficas. Para que esta inclusรฃo se faรงa de forma รบtil e benรฉfica, tรชm de existir mudanรงas quer na escola, quer na sala de aula, optando-se por mudanรงas metodolรณgicas e organizacionais. ร‰ a escola que se adapta aos alunos e nรฃo o contrรกrio. Nesse mesmo sentido, o trabalho com alunos com Perturbaรงรตes do Espectro do Autismo (PEA), nรฃo se projecta sempre da mesma forma. Muito embora os traรงos comuns caracterรญsticos a esta problemรกtica cada um apresenta as suas especificidades e sรณ observando e entendendo a forma como cada crianรงa aprende, se relaciona e interage, serรก possรญvel realizar um trabalho eficaz e de sucesso. ร‰ neste contexto que se insere o projecto de investigaรงรฃo que se apresenta. Este projecto tem como objectivo apresentar um estudo de caso de um aluno portador de uma Perturbaรงรฃo do Espectro do Autismo. Apรณs a caracterizaรงรฃo sรณcio-educativa, identificam-se os objectivos de intervenรงรฃo, princรญpios orientadores da prรกtica educativa, o plano de acรงรฃo e os pressupostos de avaliaรงรฃo. Os dados de avaliaรงรฃo permitem considerar que toda a intervenรงรฃo, desde que devidamente planeada e avaliada, se constitui uma mais valia no desenvolvimento de competรชncias sociais e cognitivas dos alunos com PEA. Neste estudo a intervenรงรฃo procurou ir ao encontro das potencialidades e fragilidades do aluno, numa dinรขmica de investigaรงรฃo-acรงรฃo, onde o ciclo planificaรงรฃo-acรงรฃo-reflexรฃo permitiu um trabalho mais rigoroso e prรณximo das reais necessidades do aluno, beneficiando a sua evoluรงรฃo, sobretudo na aquisiรงรฃo de competรชncias sociais.

Description

Keywords

Inclusรฃo Autismo Diferenciaรงรฃo curricular Investigaรงรฃo-aรงรฃo Projecto de intervenรงรฃo Inclusion Autism Curricular differentiation Research-action Intervention project

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License