Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
17.91 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A inclusรฃo de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas tem feito um
caminho ascendente, de melhoria. Passรกmos por momentos de segregaรงรฃo e total
alheamento a uma educaรงรฃo inclusiva, onde todos os alunos tรชm um lugar na escola do
ensino regular, onde se procura aceitar a diferenรงa e identificar respostas educativas
eficazes ร s suas necessidades de educaรงรฃo especรญficas.
Para que esta inclusรฃo se faรงa de forma รบtil e benรฉfica, tรชm de existir mudanรงas quer na
escola, quer na sala de aula, optando-se por mudanรงas metodolรณgicas e organizacionais.
ร a escola que se adapta aos alunos e nรฃo o contrรกrio.
Nesse mesmo sentido, o trabalho com alunos com Perturbaรงรตes do Espectro do Autismo
(PEA), nรฃo se projecta sempre da mesma forma. Muito embora os traรงos comuns
caracterรญsticos a esta problemรกtica cada um apresenta as suas especificidades e sรณ
observando e entendendo a forma como cada crianรงa aprende, se relaciona e interage,
serรก possรญvel realizar um trabalho eficaz e de sucesso.
ร neste contexto que se insere o projecto de investigaรงรฃo que se apresenta. Este projecto
tem como objectivo apresentar um estudo de caso de um aluno portador de uma Perturbaรงรฃo do Espectro do Autismo. Apรณs a caracterizaรงรฃo sรณcio-educativa, identificam-se os objectivos de intervenรงรฃo, princรญpios orientadores da prรกtica
educativa, o plano de acรงรฃo e os pressupostos de avaliaรงรฃo. Os dados de avaliaรงรฃo permitem considerar que toda a intervenรงรฃo, desde que devidamente planeada e
avaliada, se constitui uma mais valia no desenvolvimento de competรชncias sociais e
cognitivas dos alunos com PEA. Neste estudo a intervenรงรฃo procurou ir ao encontro das
potencialidades e fragilidades do aluno, numa dinรขmica de investigaรงรฃo-acรงรฃo, onde o
ciclo planificaรงรฃo-acรงรฃo-reflexรฃo permitiu um trabalho mais rigoroso e prรณximo das
reais necessidades do aluno, beneficiando a sua evoluรงรฃo, sobretudo na aquisiรงรฃo de
competรชncias sociais.
Description
Keywords
Inclusรฃo Autismo Diferenciaรงรฃo curricular Investigaรงรฃo-aรงรฃo Projecto de intervenรงรฃo Inclusion Autism Curricular differentiation Research-action Intervention project