Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
588.05 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Pensar a formação inicial de professores para responder aos desafios que se colocam à sociedade contemporânea significa preparar os futuros docentes para refletirem criticamente sobre a sua prática na
perspetiva do desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia. Este desafio é assumido na formação que realizamos na Escola Superior de Educação, Politécnico de Lisboa, embora ainda de uma forma pouco consistente: no primeiro e segundo ciclos de formação, continuamos a identificar muitas fragilidades na prática docente direcionada para a promoção de valores, atitudes, capacidades, conhecimento
e pensamento crítico, na perspetiva da construção de uma cidadania democrática.
Description
Keywords
Educação Formação inicial de professores Democracia
Citation
Hortas, M. J., Dias, A. (2022). Ciências sociais e competências para uma cultura da democracia: a construção participada de uma cidadania crítica na formação inicial de professores. In Dias, A., Loureiro, C. Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. (pp. 83-114). Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.160
Publisher
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa