Publication
Para um estado da arte do cinema português contemporâneo: contextos, ficções e ensaios
dc.contributor.author | Baptista, Mónica | |
dc.date.accessioned | 2024-04-24T14:49:17Z | |
dc.date.available | 2024-04-24T14:49:17Z | |
dc.date.issued | 2022-07 | |
dc.description.abstract | O presente artigo pretende fazer uma retrospectiva sobre o Cinema Português do início do século XXI, tendo como base a análise de três primeiras-obras com diferentes abordagens temáticas e estilísticas: “Alice”, “Farpões Baldios” e “A Metamorfose dos Pássaros”. Procura-se assim esboçar algumas conclusões sobre o que poderia ser um estado da arte da cinematografia nacional, abordando conceitos como o de introspecção, crença, imaginário, herói colectivo e referente social. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT - This article aims to establish a retrospective on Portuguese Cinema of the beginning of the 21st century, analyzing three films with different thematic and stilystic cinematic visions: “Alice”, “Farpões Baldios” and “A Metamorfose dos Pássaros”. With this analysis, we want to elaborate some conclusions about a possible state of art of the contemporany portuguese cinematography, approaching concepts such as: introspection, believe, imagination, collective character and social referent. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | «Para um Estado da Arte do Cinema Português Contemporâneo: Contextos, Ficções e Ensaios». 2022. RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro 1 (1): 45-64. https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp45-64. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp45-64 | pt_PT |
dc.identifier.eissn | 2795-5788 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17384 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://journals.ipl.pt/rhinocervs/article/view/457 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Cinema | pt_PT |
dc.subject | Realismo | pt_PT |
dc.subject | Introspeção | pt_PT |
dc.subject | Comunidade | pt_PT |
dc.subject | Mulher | pt_PT |
dc.subject | Autobiografia | pt_PT |
dc.subject | Referente | pt_PT |
dc.subject | Realism | pt_PT |
dc.subject | Introspection | pt_PT |
dc.subject | Community | pt_PT |
dc.subject | Women | pt_PT |
dc.subject | Autobiography | pt_PT |
dc.subject | Referent | pt_PT |
dc.title | Para um estado da arte do cinema português contemporâneo: contextos, ficções e ensaios | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 64 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 45 | pt_PT |
oaire.citation.title | Rhinocervs : cinema, dança, música, teatro | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Baptista | |
person.givenName | Mónica | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3129-5422 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b9af1368-d995-4503-b7a5-128f9758e074 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b9af1368-d995-4503-b7a5-128f9758e074 |