Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Processos de ensino-aprendizagem sem recurso a notação musical

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Resumo I (Prática pedagógica) - A primeira parte deste trabalho consiste na descrição do Relatório de Estágio do Ensino Especializado do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), ramo de Especialização em Órgão, efetuado no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), no ano letivo 2018/2019, em exercício das minhas funções de docência e em observação não estruturada nas aulas da professora Inês Machado. Como previsto, no início do ano letivo selecionaram-se três alunos de níveis diferentes e, com base nos programas vigentes no CMAC, elaboraram-se planos anuais para cada um deles, tendo em conta as suas capacidades físicas e cognitivas. Com o intuito principal de fortalecer sobretudo as competências auditivas, motoras e expressivas, foi desenvolvido o projeto “Ensino-aprendizagem musical sem recurso a notação”. Tal foi conseguido com a exploração de uma nova abordagem no ensino do órgão, nomeadamente aprendendo a “tocar de ouvido”, ao invés de uma metodologia mais tradicional focada na partitura. A procura de estratégias para ensinar sem recurso a notação implicou, entre outros, uma melhor preparação de aulas assim como uma maior dinâmica em aula. No final desta secção, é feita uma reflexão acerca dos resultados do projeto, assim como do impacto do mesmo nos alunos e professoras.
Resumo II (Investigação) - O presente estudo foi realizado no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), durante o primeiro período do ano letivo 2018/2019. Consistiu na réplica de um outro estudo (efetuado em 2017/2018, no âmbito da unidade curricular de Metodologia da Investigação, no mesmo estabelecimento de ensino), no qual alunos de órgão do 1º ao 5º grau experienciaram a aprendizagem “por ouvido”. Os resultados deste estudo preliminar evidenciaram a importância de reformular e alargar a experiência aos restantes elementos da escola. Como tal, foi testado pela maioria dos docentes um novo modelo de ensino, através do qual todos os alunos do primeiro grau aprenderam sem recurso a notação. A análise dos dados extraídos das entrevistas efetuadas permitiu avaliar, por um lado, como os professores percecionaram os efeitos do novo modelo de ensino nos respetivos alunos e, por outro, como se foram adaptando e comprometendo, eles próprios, durante todo o processo. Os resultados do estudo revelaram que a abordagem sem notação não só facilitou a aquisição de competências como, também, contribuiu para o aumento dos níveis de motivação dos alunos. Mostraram ainda que, à medida que o projeto avançava, os professores foram superando os receios iniciais e ficando cada vez mais confiantes.
Abstract I (Teaching) - The first section of this report consists of an account of my Internship in the context of the Specialized Teaching in the Masters degree in Music Teaching at Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), Specialisation in Organ, done at the Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), during the academic year of 2018/2019, while performing my teaching duties and observing the classes of Inês Machado. As planned, at the beginning of the school year, three students of different levels were selected, and based on the programmes in use at CMAC, annual lesson plans were drawn up for each of them, taking into account their physical and cognitive capabilities. With the principal aim of developing aural, motor and expressive skills, the project “Musical learning without the support of musical notation” was developed. This was achieved through a new approach to organ teaching in the class – learning “by ear” instead of the more traditional methodology focused on musical reading. The search for teaching strategies without the use of notation required, among others, a better preparation of the lessons and stronger class dynamics. A reflection upon the results of the project as well as the impact of these on the students and teachers, is included at the end of this section.
Abstract II (Research) - This study was performed in the Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), during the first term of the academic year 2018/2019. It was a replica of a previous study (carried out in 2017/2018, within the curricular unit of Metodologia da investigação, in the same school), in which organ students in grades one to five, learned to play “by ear”. The study demonstrated positive results and the project (with minor changes) was found to be worth extending to the whole school. A new teaching model was therefore tested by the majority of teachers. All students in the first grade learned to play without the help of notation. The analysis of the data extracted from the carried-out interviews demonstrated, on the one hand, how teachers perceived the effects of the new teaching model on their students and, on the other hand, how they adapted and committed themselves throughout the whole process. The results of the study revealed that the new approach without using notation, not only facilitated the acquisition of skills, but also contributed to an increase in the students' motivation. The results also reflected how teachers, as the project progressed, overcame their initial fears and became more and more confident.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Ensino especializado da música Ensino do órgão "Tocar de ouvido” Modelagem Estratégias pedagógicas Specialised artistic education Organ pedagogy “Playing by ear” Modeling Pedagogical strategies

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa