Repository logo
 
Publication

A resolução de problemas no ensino da matemática e das ciências físicas e naturais

dc.contributor.authorCruz Almeida, Pedro
dc.contributor.authorBrunheira, Lina
dc.contributor.authorSarreira, Pedro
dc.date.accessioned2023-02-02T10:46:30Z
dc.date.available2023-02-02T10:46:30Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNa educação, a expressão “resolução de problemas” tem vindo a conhecer múltiplos significados. Umas vezes é encarada como atividade, outras vezes como metodologia de ensino com expressão em diferentes ciências, outras vezes ainda como competência transversal a desenvolver nos alunos e sublinhada em diferentes documentos curriculares. Estes diferentes entendimentos, que se prendem com a ação e a sua finalidade, envolvem também a existência de vários significados para a própria ideia de problema. São inseparáveis as ideias de problema e de pergunta, mas nem todas as perguntas podem ser consideradas problemas. Que diferentes tipos de problemas existem? Como é que encaramos o seu papel no ensino e na aprendizagem? A investigação sobre resolução de problemas na educação tem ainda vindo a compreender a importância de associar à resolução a formulação de problemas, não como algo diferente que se acrescenta, mas sim como duas capacidades complementares e interdependentes. Orientações curriculares publicadas no ano 2000 pelo National Council of Teacher of Matematics mencionam que os bons solucionadores de problemas são os que, na análise que fazem das situações, são capazes de questionar os dados e de formular problemas baseados nessas mesmas situações. Neste capítulo, para além de um quadro teórico que dê conta das diferenças mencionadas no que diz respeito ao papel formativo da resolução de problemas, tanto nas Ciências Físicas e Naturais como na Matemática, apresentamos uma situação ou contexto gerador de problemas que envolvem as Ciências Naturais e a Matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico. Estas situações poderão apoiar os professores na promoção do desenvolvimento das referidas competências de resolução e formulação de problemas nos seus alunos, indo ao encontro de uma das áreas de competências do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlmeida, P., Brunheira, L., Sarreira, P. (2022). A resolução de problemas no ensino da matemática e das ciências físicas e naturais. In Dias, A., Loureiro, C. Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. (pp. 115-144). Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.161pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.161pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-18-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15464
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectEducação matemáticapt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.subjectIntegração curricularpt_PT
dc.titleA resolução de problemas no ensino da matemática e das ciências físicas e naturaispt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage144pt_PT
oaire.citation.startPage115pt_PT
oaire.citation.titlePráticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
person.familyNameda Cruz Almeida
person.familyNameBrunheira
person.familyNameSarreira
person.givenNamePedro
person.givenNameLina
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-idDA15-5D60-9F68
person.identifier.ciencia-id6711-F603-EFEB
person.identifier.ciencia-id3A15-582E-4D92
person.identifier.orcid0000-0002-4100-4468
person.identifier.orcid0000-0002-5027-1867
person.identifier.orcid0000-0002-5775-1820
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication359c73f3-1346-4c7f-af6a-eaf340a3df04
relation.isAuthorOfPublication7d7e8458-8b3f-41c4-ae1c-250488a53fd1
relation.isAuthorOfPublicationf7684d65-46b2-46f9-99ca-375ffa6fe6b5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf7684d65-46b2-46f9-99ca-375ffa6fe6b5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
115_A resolução de problemasno ensino da matemáticae das ciências físicas e naturaisE-book_vfinal_jan2vf.pdf
Size:
615.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: