Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A criação de uma identidade artística: pequeno tratado de encenação, caso estudo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação Lília Lopes.pdf5.21 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho propõe-se a debater as problemáticas do processo criativo no Teatro e na arte no geral. Ao longo dos capítulos, procura-se definir as ferramentas que permitem a criação de uma identidade artística única e autêntica. O Pequeno Tratado de Encenação é analisado e contra-argumentado de capítulo em capítulo; e a sua estrutura define a ordenação da dissertação. Ter este livro como guia permite uma melhor organização da linha argumentativa, assim como permite repensar e contrapor os passos da montagem de um espetáculo, propostos por António Pedro. Cada capítulo desenvolve premissas e questões como: 1. A Arte de pôr em cena – O que é uma obra de arte e o que é um criador? 2. Prolegómenos de uma Encenação – O que impulsiona a criação de uma obra de arte? 3. Elementos e Instrumentos da Encenação – Como e com quê se constrói um objeto artístico? 4. Encenador em ação – Como se dá o momento da criação e quais são os resultados? 5. Ensaios / Casos práticos – Como acontece na prática? Esta dissertação conclui que o instinto e a intuição são as ferramentas fundamentais da criação artística, pois é através deles que se manifesta a identidade do ser humano. Esse processo permitirá um ato libertador na criação de uma linguagem artística inovadora
ABSTRACT - The following thesis proposes a debate about the problems concerning the creative process in theatre and in art in general. Throughout the following chapters a definition of the tools that allow the creation of a unique and authentic artistic identity is sought. O Pequeno Tratado de Encenação (A Short Treaty on Staging) is analysed and questioned chapter by chapter; the dissertation’s structure is also defined by the structure of the book itself. Using this book as a guide allows for a better organization of the arguments, as well as for a reevaluation and countering of the steps António Pedro proposes concerning the setting up of a theatrical show. Each chapter develops premises and questions such as: 1. The art of setting up a show – What is a work of art and what is a creator? 2. Prolegomena of staging – What urges the creation of a work of art? 3. Elements and tools of staging – How and with what means is an artistic object built? 4. Stage director in action – How does the moment of creation come about and what are its results? 5. Rehearsing / Practical cases – What happens in practice? This dissertation concludes that instinct and intuition are the fundamental tools of artistic creation, for it is through them that the identity of a human being reveals itself. This process will allow for a liberating act in the creation of an innovative artistic language.

Description

Dissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Encenação

Keywords

Origem Linguagem Poética Libertação Estética Origin Language Poetics Liberation Aesthetics António Pedro

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema