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A tipologia das animações infográficas e o seu contributo para as marcas

dc.contributor.advisorSouto, Jorgept_PT
dc.contributor.authorDomingos, Rita Seabra Gomes
dc.date.accessioned2017-04-27T14:43:22Z
dc.date.available2017-04-27T14:43:22Z
dc.date.issued2016-12-14
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractNuma Era em que se fala de mensagens diretas e minimalistas, a Animação Infográfica está a ganhar uma grande expressão na forma como comunica, entretém e informa. As imagens de síntese - que simbolicamente representam a realidade - contam histórias através da sua expressão, movimento e relação entre elementos, explicando algo possivelmente complexo de forma elucidativa e dinâmica. Estas animações fazem uso de várias estratégias de comunicação, captando a atenção dos mais curiosos, consciencializando os mais atentos, e ensinando os menos informados sobre um determinado tema ou contexto. Nesse sentido, no âmbito do trabalho de Mestrado em Publicidade e Marketing 2015/16 na Escola Superior de Comunicação Social, a presente dissertação destina-se ao desenvolvimento e estudo da tipologia das animações infográficas e ao seu contributo para as marcas. Tendo em conta o seu objetivo comunicacional, uma marca pode optar por uma animação infográfica da área editorial ou brand-centered, com um tipo de abordagem exploratório ou narrativo, e um género ilustrativo ou minimalista. À semelhança destas três opções exemplificadas existem muitas outras variáveis que podem compôr e orientar o foco de uma animação infográfica. Assim, foi elaborada uma grelha de análise onde se identificaram os recursos formais e expressivos de uma peça infográfica, avançando para a sua testagem através de uma amostra composta por 40 animações infográficas presentes online e com dispersão temática entre elas. Trata-se de uma amostra de conveniência, escolhida através de uma análise não probabilística. Após a análise da amostra através do método indutivo e fazendo uso de técnicas qualitativas e quantitativas, foi possível chegar a conclusões que revelam a importância e contributo das animações infográficas para as marcas. Numa última fase do trabalho foi desenvolvida uma animação infográfica com a intenção de explicar, de forma sucinta e objetiva, o estudo decorrente desta dissertação.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: On an Era where we talk about direct and minimalist messages, Infographic Animations are standing out in the way they communicate, entertain and inform. Summary images – that symbolically represent reality – tell stories through their expression, movement and elements relationship, elucidating and dynamically explaining something potentially complex. These animations make use of many communication strategies, luring in the most curious attention, raising awareness among the most attentive, and teaching the less informed on a certain theme or context. Regarding the works on the Masters Degree in Marketing and Publicity 2015/16 at Escola Superior de Comunicação Social, the present thesis intends to develop and study the typology of Infographic Animations and their contribution to Brands. Bearing in mind its communicational objective, a brand can choose between an editorial or brand-centered Infographic Animation, na exploratory or narrative approach, or between an illustrative or minimalist genre. Like these three examples there are many other variables that can change the focus of an Infographic Animations. In order to exemplify all these variables, a matrix was developed identifying all the formal and expressive resources that make an Infographic Animation. A group of 40 online Infographic Animations, with diverse themes, was used to test this matrix. It is a convenience sample, chosen through a non probabilistic analysis. After the inductive analysis of the sample using quantitative and qualitative techniques, conclusions reveal the importance and contribution of Infographic Animations to Brands. An Infographic Animation, objectively and briefly explaining the study of this thesis, was developed on the last part of this work.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationDOMINGOS, Rita Seabra Gomes - A tipologia das animações infográficas e o seu contributo para as marcas. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Dissertação de mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid201605872pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6957
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectInfografiapt_PT
dc.subjectAnimações infográficaspt_PT
dc.subjectMarcaspt_PT
dc.subjectRecursos expressivospt_PT
dc.subjectRecursos formaispt_PT
dc.subjectMeta-animação infográficapt_PT
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectInfographicsen
dc.subjectInfographics animationsen
dc.subjectBrandsen
dc.subjectExpressive resourcesen
dc.subjectFormal resourcesen
dc.subjectInfographic meta-animationen
dc.titleA tipologia das animações infográficas e o seu contributo para as marcaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleA tipologia das animações infográficas e o seu contributo para as marcaspt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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