Publication
Organizadores gráficos: ferramentas de ensino e aprendizagem da língua portuguesa
dc.contributor.author | Estrela, Antónia | |
dc.contributor.author | Ferreira, Patrícia | |
dc.contributor.author | Loureiro, Cristina | |
dc.contributor.author | Sarreira, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2023-02-02T15:33:56Z | |
dc.date.available | 2023-02-02T15:33:56Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Os organizadores gráficos (OG) constituem instrumentos de comunicação multimodal, podendo também ser usados para suportar a comunicação verbal. Tendo múltiplas aplicações ao nível educativo, os OG são recursos de grande utilidade se pensarmos no trabalho que pode ser feito em vários domínios como a matemática, as ciências naturais, mas também a língua. O objetivo deste texto é mostrar alguns dos benefícios associados à utilização de OG no processo de ensino e aprendizagem e problematizar algumas orientações para uma utilização construtiva de OG no ensino e aprendizagem da língua. Para tal, pretende-se aprofundar o valor transdisciplinar dos organizadores gráficos e discutir exemplos de utilizações de OG em situações de aprendizagem diversas, dando algumas pistas para os potenciar. Neste trabalho, faz-se uma breve síntese da investigação já realizada sobre a utilização de OG em domínios distintos e apresenta-se um conjunto de ideias sobre o potencial dos OG no desenvolvimento de competências linguísticas. Apresentadas as potencialidades, verifica-se que o poder transdisciplinar de ensino e aprendizagem com recurso a OG permanece um campo com múltiplas possibilidades. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Estrela, A., Ferreira, P., Loureiro, C., Sarreira, P. (2022). Organizadores gráficos: ferramentas de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. In Dias, A., Loureiro, C. Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. (pp. 179-199). Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.163 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.163 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-18-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/15469 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Organizadores gráficos | pt_PT |
dc.subject | Ferramenta transdisciplinar | pt_PT |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_PT |
dc.title | Organizadores gráficos: ferramentas de ensino e aprendizagem da língua portuguesa | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 199 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 179 | pt_PT |
oaire.citation.title | Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |
person.familyName | Pimentel Estrela | |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Loureiro | |
person.familyName | Sarreira | |
person.givenName | Antónia | |
person.givenName | Patrícia | |
person.givenName | Cristina | |
person.givenName | Pedro | |
person.identifier.ciencia-id | F219-2C29-FD33 | |
person.identifier.ciencia-id | 2715-4578-71B8 | |
person.identifier.ciencia-id | 3A15-582E-4D92 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5170-4468 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2423-4533 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7343-6444 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5775-1820 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b835277a-eb5c-408b-a6a4-ec60bf718e67 | |
relation.isAuthorOfPublication | 2a8e6a5f-1da2-43db-b444-5636d20887d8 | |
relation.isAuthorOfPublication | 1287fb1b-fdf2-4e7c-8784-ca0bc14ddbf0 | |
relation.isAuthorOfPublication | f7684d65-46b2-46f9-99ca-375ffa6fe6b5 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b835277a-eb5c-408b-a6a4-ec60bf718e67 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 179_ferramentas de ensinoe aprendizagemda língua portuguesaE-book_vfinal_jan2vf.pdf
- Size:
- 701.49 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: