Repository logo
 
Publication

Organizadores gráficos: ferramentas de ensino e aprendizagem da língua portuguesa

dc.contributor.authorEstrela, Antónia
dc.contributor.authorFerreira, Patrícia
dc.contributor.authorLoureiro, Cristina
dc.contributor.authorSarreira, Pedro
dc.date.accessioned2023-02-02T15:33:56Z
dc.date.available2023-02-02T15:33:56Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractOs organizadores gráficos (OG) constituem instrumentos de comunicação multimodal, podendo também ser usados para suportar a comunicação verbal. Tendo múltiplas aplicações ao nível educativo, os OG são recursos de grande utilidade se pensarmos no trabalho que pode ser feito em vários domínios como a matemática, as ciências naturais, mas também a língua. O objetivo deste texto é mostrar alguns dos benefícios associados à utilização de OG no processo de ensino e aprendizagem e problematizar algumas orientações para uma utilização construtiva de OG no ensino e aprendizagem da língua. Para tal, pretende-se aprofundar o valor transdisciplinar dos organizadores gráficos e discutir exemplos de utilizações de OG em situações de aprendizagem diversas, dando algumas pistas para os potenciar. Neste trabalho, faz-se uma breve síntese da investigação já realizada sobre a utilização de OG em domínios distintos e apresenta-se um conjunto de ideias sobre o potencial dos OG no desenvolvimento de competências linguísticas. Apresentadas as potencialidades, verifica-se que o poder transdisciplinar de ensino e aprendizagem com recurso a OG permanece um campo com múltiplas possibilidades.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationEstrela, A., Ferreira, P., Loureiro, C., Sarreira, P. (2022). Organizadores gráficos: ferramentas de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. In Dias, A., Loureiro, C. Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. (pp. 179-199). Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.163pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.163pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-18-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15469
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectOrganizadores gráficospt_PT
dc.subjectFerramenta transdisciplinarpt_PT
dc.subjectLíngua portuguesapt_PT
dc.titleOrganizadores gráficos: ferramentas de ensino e aprendizagem da língua portuguesapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage199pt_PT
oaire.citation.startPage179pt_PT
oaire.citation.titlePráticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
person.familyNamePimentel Estrela
person.familyNameFerreira
person.familyNameLoureiro
person.familyNameSarreira
person.givenNameAntónia
person.givenNamePatrícia
person.givenNameCristina
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-idF219-2C29-FD33
person.identifier.ciencia-id2715-4578-71B8
person.identifier.ciencia-id3A15-582E-4D92
person.identifier.orcid0000-0002-5170-4468
person.identifier.orcid0000-0003-2423-4533
person.identifier.orcid0000-0001-7343-6444
person.identifier.orcid0000-0002-5775-1820
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb835277a-eb5c-408b-a6a4-ec60bf718e67
relation.isAuthorOfPublication2a8e6a5f-1da2-43db-b444-5636d20887d8
relation.isAuthorOfPublication1287fb1b-fdf2-4e7c-8784-ca0bc14ddbf0
relation.isAuthorOfPublicationf7684d65-46b2-46f9-99ca-375ffa6fe6b5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb835277a-eb5c-408b-a6a4-ec60bf718e67

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
179_ferramentas de ensinoe aprendizagemda língua portuguesaE-book_vfinal_jan2vf.pdf
Size:
701.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: