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Aumento da satisfação do consumidor nas entregas logísticas no setor de retalho

dc.contributor.advisorXavier Rita, João Miguel
dc.contributor.authorShershun, Vladyslava
dc.date.accessioned2025-07-18T14:26:13Z
dc.date.available2025-07-18T14:26:13Z
dc.date.issued2025-03
dc.description.abstractO crescimento e reconhecimento das compras online é evidenciado através da eficiência nas entregas logísticas do setor do retalho. Esta dissertação investiga a importância da precisão nas entregas de produtos adquiridos à distância de um “click”, através da perspetiva dos consumidores. Identificar as falhas mais comuns nas entregas e propõe alternativas para minimizar os erros existentes, aumentando assim a satisfação global do consumidor e a eficiência operacional. Através de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, recorrendo à opinião dos consumidores que frequentemente realizam compras online, onde os dados adquiridos serão analisados com a devida atenção, de forma a identificar padrões e tendências incorretas realizadas pelas empresas (lojas online e transportadoras), bem como a avaliação do impacto das mesmas na experiência do consumidor. Com base no estudo a ser efetuado, serão propostas várias estratégias para reduzir a margem de erro nas entregas, incluindo a eventual implementação de tecnologias avançadas e melhoria nos processos de embalamento e transporte. Com estas medidas, não apenas pretende-se diminuir a frequência de erros, mas também fortalecer a confiança do consumidor nas compras online. As implicações práticas deste estudo são discutidas, juntamente com recomendações para empresas interessadas em aprimorar a precisão de entregas. Este estudo contribui para a área da logística, fornecendo informações valiosas e orientações para projetos futuros.por
dc.description.abstractThe growth and recognition of online shopping is evidenced by the efficiency of logistical deliveries in the retail sector. This dissertation investigates the importance of precision in the delivery of products purchased at the “click of a mouse”, from the perspective of consumers. It identifies the most common delivery faults and proposes alternatives to minimize existing errors, thereby increasing overall consumer satisfaction and operational efficiency. Through quantitative and qualitative research, using the opinion of consumers who frequently shop online, the data acquired will be analyzed with due attention in order to identify incorrect patterns and trends carried out by companies (online shops and carriers), as well as assessing their impact on the consumer experience. Based on the study to be carried out, various strategies will be proposed to reduce the margin of error in deliveries, including the possible implementation of advanced technologies and improvements in packaging and transport processes. These measures are intended not only to reduce the frequency of errors, but also to strengthen consumer confidence in online shopping. The practical implications of this study are discussed, along with recommendations for companies interested in improving delivery accuracy. This study contributes to the field of logistics by providing valuable information and guidelines for future projects.eng
dc.identifier.tid203953932
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21980
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectEficiência
dc.subjectFrequência de erros
dc.subjectSetor do retalho
dc.subjectConfiança do consumidor
dc.subjectEfficiency
dc.subjectError frequency
dc.subjectRetail sector
dc.subjectConsumer confidence
dc.titleAumento da satisfação do consumidor nas entregas logísticas no setor de retalhopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Empreendedorismo

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