Repository logo
 
Publication

Via Balastrada versus via não balastrada

dc.contributor.advisorMartins, Armando do Carmo
dc.contributor.advisorPinto, Paulo Jorge dos Santos Almeida
dc.contributor.advisorFortes, Armando António Pereira Teles
dc.contributor.authorOliveira, Ana Filipa Firmino Paulino de
dc.date.accessioned2015-02-27T12:27:43Z
dc.date.available2015-02-27T12:27:43Z
dc.date.issued2013-12
dc.descriptionTrabalho Final de Mestrado para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, na Área de Especialização de Vias de Comunicação e Transportes
dc.description.abstractNa presente dissertação, cujo principal objetivo é estabelecer a comparação entre Via Balastrada e Via Não balastrada, encontram-se apresentados os elementos constituintes de cada tipo de via bem como salientadas as suas caraterísticas. São também alvo de exposição, no presente documento, elementos que quando aplicados na via se traduzem em melhorias a nível estrutural, ambiental e económico. Outra das temáticas que se apresenta é o comportamento da via numa zona de transição entre via balastrada e não balastrada. Relativamente a esta zona, são desenvolvidas algumas soluções tipo, e apuradas as que melhor desempenho apresentam de acordo com os parâmetros em estudo. É igualmente objeto do presente documento a apresentação de uma análise comparativa (entre via balastrada e não balastrada), com a finalidade de poderem ser retiradas conclusões, relativamente à melhor solução face a custos de execução, custos de manutenção, caraterísticas e desempenho.por
dc.description.abstractAbstract: In this dissertation, the main objective is to establish a comparison between ballasted and ballastless track, for that reason are presented the components of each type of track as well as highlighted their characteristics. Improvements in structural, environmental and economic levels can be reached with the implementation of well-defined solutions, which are also exposed in this document. The behaviour in transition zones between ballasted track and ballastless track, is as well studied. In relation to these zones, there are presented type-solutions usually implemented and determined which one is associated to the best results, in accordance a few analyzed parameters. According to the main goal of this dissertation a comparative analysis between the two types of tracks- Ballasted and Ballastless Track – is also presented with the final purpose of draw conclusions in relation to the maintenance and construction costs associated to the two typologies, as well as withdraw conclusions in concern to the characteristics and performance of them both.en
dc.identifier.citationOliveira, Ana Filipa Firmino Paulino de - Via balastrada versus via não balastrada. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.por
dc.identifier.tid201226855
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4309
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.subjectBalastropor
dc.subjectBallasten
dc.subjectCarrilpor
dc.subjectRailen
dc.subjectElementos de fixaçãopor
dc.subjectFastenning systemen
dc.subjectTravessaspor
dc.subjectSleepersen
dc.subjectSubstruturapor
dc.subjectSubstrutureen
dc.subjectSuperestruturapor
dc.subjectSuperstrutureen
dc.subjectVia betonadapor
dc.subjectBallastless tracken
dc.subjectCarril com apoio discretopor
dc.subjectContinuous supported railen
dc.subjectCarril com apoio contínuopor
dc.subjectDiscrete supported Railen
dc.subjectElementos resilientespor
dc.subjectResilent elementsen
dc.subjectZonas de transição ferroviáriaspor
dc.subjectTransition zones in railwaysen
dc.titleVia Balastrada versus via não balastradapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação.pdf
Size:
4.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: