Repository logo
 
Publication

O papel da autoavaliação como processo integrante da autorregulação na aprendizagem

dc.contributor.advisorPinto, Marianapt_PT
dc.contributor.authorSantos, Anne-Sophie Pighin da Silva
dc.date.accessioned2016-09-27T09:15:26Z
dc.date.available2016-09-27T09:15:26Z
dc.date.issued2016-07-12
dc.descriptionRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino no 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no contexto da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no 2.º semestre do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Integra uma dimensão reflexiva da prática pedagógica, que inclui a caracterização do contexto socioeducativo, a descrição da intervenção e a avaliação desta. Este documento inclui, igualmente, uma investigação realizada no âmbito da intervenção educativa: o papel da autoavaliação, integrado no processo de autorregulação, no processo de aprendizagem. A finalidade da investigação é a de identificar de que forma a utilização de estratégias de autoavaliação no quotidiano da sala de aula pode promover a aprendizagem da representação ortográfica das palavras. A amostra do estudo é constituída por um grupo de 19 crianças do 1.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os sete e os oito anos de idade. Os resultados da investigação revelaram que não foi possível estabelecer uma correlação entre a utilização de estratégias de autoavaliação e a aprendizagem de conteúdos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present document was developed within the context of the subject of Supervised Teaching Practice, which is part of the Master’s Degree in Primary Education. In this report, we can see the reflexive dimension of practice, including the characterization of the socioeducative context, the description and the evaluation of the intervention. This document also includes the investigation: The role of self evaluation, integrated within the process of self-regulated learning, on the learning process. The investigation aimed to understand how the practice of self evaluation strategies in classroom routine could promote improve spelling. The sample of the study was a group of 19 students attending the 1st year of Elementary School, with ages between seven and eight years old. These students belonged to the classroom where the PESII took place. The findings of the investigation showed that it wasn’t possible to identify a correlation between the practice of self-regulated strategies and the learning process of spelling.en
dc.identifier.tid201358956pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6456
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEstratégias de autoavaliaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagem autorreguladapt_PT
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_PT
dc.subjectSelf-evaluation strategiesen
dc.subjectSelf-regulated learningen
dc.subjectLearning strategiesen
dc.titleO papel da autoavaliação como processo integrante da autorregulação na aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2013127Anne Sophie Pighin da Silva Santos_tm.pdf
Size:
2.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: