Repository logo
 
Publication

A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB

dc.contributor.advisorCardoso, Adrianapt_PT
dc.contributor.authorHenrique, Cátia Alexandra Rodrigues
dc.date.accessioned2023-03-01T10:46:39Z
dc.date.available2023-03-01T10:46:39Z
dc.date.issued2022-09-26
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, encontra-se dividido em duas partes. A primeira consiste na descrição e análise das práticas decorridas em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Já a segunda recai no estudo empírico desenvolvido no contexto de 1.º Ciclo. O estudo empírico, subordinado ao tema A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB, resulta da identificação de fragilidades e potencialidades do grupo que levou à definição de um plano de intervenção que incidia, entre outros aspetos, no desenvolvimento de competências ortográficas. Assim, aliou-se, à necessidade de potenciar a descoberta de regras ortográficas, a aprendizagem com recurso a laboratórios gramaticais. Definiu-se, então, como eixos orientadores os seguintes objetivos específicos: I) criar laboratórios gramaticais tendo em vista o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º ano; II) analisar o efeito da utilização dos laboratórios gramaticais no desenvolvimento de competências ortográficas em alunos do 1.º ano. Para a realização do estudo, recorreu-se aos princípios metodológicos da investigação-ação e adotou-se uma abordagem qualitativa. Com efeito, as técnicas e instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e participante (com recurso a notas de campo), a análise documental e as entrevistas (três das quais na modalidade de focus group). A análise dos dados recolhidos permitiu chegar às seguintes conclusões: (i) os recursos criados possibilitam a descoberta de regras ortográficas de base fonológica, por parte dos alunos, responsabilizando-os pela sua aprendizagem; (ii) a utilização de LG revela-se pertinente para a aprendizagem da ortografia, uma vez que potencia a atitude reflexiva e investigativa sobre a língua, dando origem a aprendizagens mais significativas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report, carried out within the scope of Supervised Teaching Practice II, is divided into two parts. The first consists of the description and analysis of the practices carried out in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. The second is based on the empirical study developed in the context of the 1st cycle. The empirical study, under the theme Learning spelling through discovery in the 1st cycle, results from the identification of weaknesses and strengths of the group that led to the definition of an intervention plan that focused, among other aspects, on the development of spelling skills. Thus, the need to enhance the discovery of orthographic rules was combined with learning using grammatical laboratories. The following specific objectives were then defined as guiding axes: I) create grammatical laboratories with a view to developing orthographic skills in the 1st year; II) analyze the effect of using grammar labs on the development of spelling skills in 1st year students. To conduct the study, we used the methodological principles of action research and adopted a qualitative approach. In fact, the techniques and instruments for data collection were direct and participant observation (using field notes), document analysis, and interviews (three of which were focus group interviews). The analysis of the collected data allowed the following conclusions to be reached: (i) the resources created make it possible for students to discover phonologically based orthographic rules, making them responsible for their learning; (ii) the use of grammar labs proves to be relevant for learning orthography, as it enhances a reflective and investigative attitude about the language, giving rise to more meaningful learning.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationHenrique, C. A. R. (2022). A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15731pt_PT
dc.identifier.tid203194667
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15731
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetência ortográficapt_PT
dc.subjectDesvios ortográficospt_PT
dc.subjectDescobertapt_PT
dc.subjectLaboratório gramaticalpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectSpelling competencept_PT
dc.subjectSpelling deviationspt_PT
dc.subjectDiscoverypt_PT
dc.subjectGrammar labpt_PT
dc.subject1st cycle of basic educationpt_PT
dc.titleA aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RF Definitivo - Cátia Henrique (2020056).pdf
Size:
3.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: