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Tempo de recreio ao ar livre - importância do tempo de exterior segundo o modelo Highscope

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Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Supervisionada II (PPSII), integrada no currículo do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE) da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Este documento apresenta como principal objetivo a análise reflexiva e fundamentada do percurso de prática profissional supervisionada vivenciado e respetiva investigação desenvolvida em contexto de Jardim de Infância, ao longo de cerca de 3 meses, com um grupo de 24 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos de idade. A presente investigação intitula-se de “Tempo de recreio ao ar livre – a importância do espaço exterior segundo o modelo HighScope” e teve como objetivos, (i) compreender as conceções da equipa educativa sobre a importância do tempo de recreio ao ar livre; (ii) compreender as conceções das crianças sobre a importância do tempo de recreio ao ar livre; e (iii) identificar as principais potencialidades do tempo de recreio ao ar livre na rotina diária segundo o modelo HighScope. Tendo em conta os objetivos apresentados, optei por realizar uma investigação de natureza qualitativa, mais concretamente, um estudo de caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação, o registo diário de notas de campo, as entrevistas realizadas à educadora cooperante e à auxiliar de educação, o grupo de discussão realizado com algumas crianças da sala do JI2, as conversas informais e também a análise documental. É de referir ainda, que para o tratamento dos dados das entrevistas e do grupo de discussão foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados do estudo revelam que a equipa educativa da sala reconhece o tempo de recreio ao ar livre como um tempo crucial e importante na rotina diária das crianças, destacando a sua importância no desenvolvimento holístico das mesmas. Foi possível verificar ainda que as crianças valorizam este tempo no espaço exterior, sendo, portanto, um momento que potencia a sua autonomia, autoconfiança, a tomada de decisão e a aprendizagem ativa, que por sua vez, vai ao encontro dos princípios defendidos pelo modelo HighScope.
This report is part of the Supervised Practice II (PPSII) course, which is integrated into the curriculum of the Master's in Preschool Education (MEPE) at the Lisbon School of Education (ESELx). The main objective of this document is to provide a reflective and well-founded analysis of the supervised professional practice experience and the corresponding research developed in a preschool context over approximately three months, with a group of 24 children aged between 3 and 4 years old. This research is entitled "Outdoor Playtime – The Importance of Outdoor Space According to the HighScope Model" and aimed to (i) understand the educational team’s perceptions regarding the importance of outdoor playtime; (ii) understand children's perceptions of the importance of outdoor playtime; and (iii) identify the main potential benefits of outdoor playtime in the daily routine based on the HighScope model. Considering these objectives, a qualitative research approach was adopted, specifically a case study. The data collection techniques used included observation, daily field notes, interviews conducted with the cooperating educator and the teaching assistant , a discussion group with some children from the JI2 classroom, informal conversations, and document analysis. Additionally, content analysis was applied to process the data from the interviews and discussion group. The study results reveal that the classroom's educational team recognizes outdoor playtime as a crucial and essential part of children's daily routine, emphasizing its significance in their holistic development. Furthermore, it was found that children highly value this time in the outdoor space, as it enhances their autonomy, self-confidence, decision-making, and active learning—aligning with the principles advocated by the HighScope model.

Description

Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Espaço exterior Jardim de Infância Modelo HighScope Tempo de recreio ao ar livre HighScope Model Kindergarten Outdoor playtime Outdoor space

Pedagogical Context

Citation

Laborim, A. T. L. (2025). Tempo de recreio ao ar livre - importância do tempo de exterior segundo o modelo Highscope [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22165

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