Repository logo
 
Publication

Treino mental: técnicas, componentes e aplicação no ensino de um instrumento

dc.contributor.advisorDuarte, João Pedro
dc.contributor.advisorPinheiro, Ricardo
dc.contributor.authorOliveira, Duarte Martins Lamas de
dc.date.accessioned2023-10-10T15:15:28Z
dc.date.available2023-10-10T15:15:28Z
dc.date.issued2019-06-22
dc.descriptionRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.pt_PT
dc.description.abstractResumo I (Prática Pedagógica) - O presente relatório de estágio procura descrever o estágio em atividade desenvolvido na Academia Musical dos Amigos das Crianças no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. Neste estágio foi desenvolvido um trabalho com três alunos de ciclos diferentes de aprendizagem (iniciação, quinto e oitavos graus), que incluiu a elaboração de planificações das aulas e o registo em vídeo de três aulas por aluno – o equivalente a uma aula por trimestre por aluno (todos autorizados pelos encarregados de educação). Este registo teve por objetivo ser observado e analisado com o professor orientador Dr. João Pedro Duarte, servindo de base de reflexão das práticas pedagógicas do estagiário. Neste relatório é apresentada uma reflexão das características que mais marcam o estagiário enquanto professor, e feita uma contextualização histórica e organizacional da escola onde é desenvolvido o estágio, bem como das práticas desenvolvidas e programas aplicados na Academia. São também contextualizados os alunos no que refere o seu ambiente familiar, o seu percurso no ensino artístico e objetivos futuros no estudo da música. É também descrito o trabalho desenvolvido ao longo de cada período do presente ano letivo. Por fim, é feita uma reflexão sobre o papel do estagiário-professor, os pontos fortes, e dificuldades e as oportunidades encontradas no decurso do presente estágiopt_PT
dc.description.abstractResumo II (investigação) - O presente trabalho foi realizado no âmbito do segundo ano do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. Este trabalho consiste numa investigação/ação, com um objetivo exploratório sobre técnicas do treino mental. A investigação foi feita com a perspetiva da sua aplicação ao ensino instrumental. O treino mental tem sido explorado, desenvolvido e aplicado no desporto desde os meados do século XX. Os benefícios que derivam da sua aplicação são consensuais para qualquer desportista ou treinador. A sua aplicação no ensino instrumental tem vindo a ser estudada, pois o lado psico-motor e performativo desta prática liga-se diretamente ao tipo de trabalho que se desenvolve no desporto. Ainda assim, os estudos e aplicação do treino mental no ensino artístico estão muito aquém do seu desenvolvimento no desporto. Assim, este trabalho procura identificar os principais campos do treino mental, analisando as suas aplicabilidades ao ensino da música, propondo estratégias e exercícios para este efeito. A ação deste trabalho foi realizada sobre um estudo de caso, no qual foram analisadas quatro performances, procurando analisar os objetivos definidos para cada uma, relacionando-as com o grau de motivação do aluno e com o resultado de cada uma. Os resultados e efeitos desta ação foram retirados através da observação participante das apresentações públicas do aluno ao longo do presente ano letivo, durante o qual foi feita uma grelha de observação de comportamentos motivacionais do aluno.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I (teaching) - This report describes the internship developed at the Academia Musical dos Amigos das Crianças, as part of a Masters in Music Teaching/Musical Education undertaken at the Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. This placement was developed with three students in different stages of their schooling (in age groups of around 6, 14, and 18 years of age) and comprised lesson planning and the video recording of three classes per student, per year – equivalent to one class per term per student (with the express permission of the primary educator). These recordings were observed and analysed by the supervisor Dr. João Pedro Duarte, and they aided reflective practice of the pedagogical approach during the placement. This report presents a reflection on the most defining aspects of the placement and their impact on the student/intern as a teacher, providing some historic and organisational context of the placement school, the techniques developed, and the applied programmes at the academy. We also explore the wider context of the students’ family life, their artistic development, and goals within future musical education. The report also details the work developed throughout the academic year. Finally, the report presents a reflection of the role of student intern as a teacher, exploring the highlights, the challenges, and the opportunities explored throughout the placement.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II (research) - This piece of work was created in the second year of Masters in Music Education at the Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. The work consists of research-and-application of mental training techniques with an exploratory goal. This research aims particularly on the application of mental training to instrumental teaching. Mental training has been explored, developed and applied in sports since the middle of the twentieth century. The benefits that come from its use are recognized by most sportsman or trainers. The study of the application of mental training as part of instrumental teaching has grown due to the psychomotor similarities to the work developed in sports. Despite this, the study in the context of musical education has not been explored as extensively as what has been done in a sporting context. This research tries to identify the main areas of mental training, analyzing the possibilities of its use in music teaching, setting possible strategies and exercises to this effect. The case study of this research looks into four performances of a student, analyzing the relation between goal setting motivation and results. The study was done in a direct active observation, through which an observation board related with motivational behaviors was build.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202434591
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16551
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectTreino mentalpt_PT
dc.subjectEnsino instrumentalpt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectTécnicaspt_PT
dc.subjectObjetivospt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectGuitarrapt_PT
dc.subjectAMACpt_PT
dc.subjectMental trainingpt_PT
dc.subjectInstrumental teachingpt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectTechniquespt_PT
dc.subjectGoal-settingpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectGuitarpt_PT
dc.titleTreino mental: técnicas, componentes e aplicação no ensino de um instrumentopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleTreino mental: técnicas, componentes e aplicação no ensino de um instrumentopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio - Duarte Lamas.pdf
Size:
1.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: