Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.31 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Resumo I (Prática Pedagógica) - O presente relatório de estágio procura descrever o estágio em atividade desenvolvido na
Academia Musical dos Amigos das Crianças no âmbito do Mestrado em Ensino de Música
da Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa.
Neste estágio foi desenvolvido um trabalho com três alunos de ciclos diferentes de
aprendizagem (iniciação, quinto e oitavos graus), que incluiu a elaboração de planificações
das aulas e o registo em vídeo de três aulas por aluno – o equivalente a uma aula por
trimestre por aluno (todos autorizados pelos encarregados de educação). Este registo teve
por objetivo ser observado e analisado com o professor orientador Dr. João Pedro Duarte,
servindo de base de reflexão das práticas pedagógicas do estagiário.
Neste relatório é apresentada uma reflexão das características que mais marcam o
estagiário enquanto professor, e feita uma contextualização histórica e organizacional da
escola onde é desenvolvido o estágio, bem como das práticas desenvolvidas e programas
aplicados na Academia.
São também contextualizados os alunos no que refere o seu ambiente familiar, o seu
percurso no ensino artístico e objetivos futuros no estudo da música. É também descrito o
trabalho desenvolvido ao longo de cada período do presente ano letivo.
Por fim, é feita uma reflexão sobre o papel do estagiário-professor, os pontos fortes, e
dificuldades e as oportunidades encontradas no decurso do presente estágio
Resumo II (investigação) - O presente trabalho foi realizado no âmbito do segundo ano do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. Este trabalho consiste numa investigação/ação, com um objetivo exploratório sobre técnicas do treino mental. A investigação foi feita com a perspetiva da sua aplicação ao ensino instrumental. O treino mental tem sido explorado, desenvolvido e aplicado no desporto desde os meados do século XX. Os benefícios que derivam da sua aplicação são consensuais para qualquer desportista ou treinador. A sua aplicação no ensino instrumental tem vindo a ser estudada, pois o lado psico-motor e performativo desta prática liga-se diretamente ao tipo de trabalho que se desenvolve no desporto. Ainda assim, os estudos e aplicação do treino mental no ensino artístico estão muito aquém do seu desenvolvimento no desporto. Assim, este trabalho procura identificar os principais campos do treino mental, analisando as suas aplicabilidades ao ensino da música, propondo estratégias e exercícios para este efeito. A ação deste trabalho foi realizada sobre um estudo de caso, no qual foram analisadas quatro performances, procurando analisar os objetivos definidos para cada uma, relacionando-as com o grau de motivação do aluno e com o resultado de cada uma. Os resultados e efeitos desta ação foram retirados através da observação participante das apresentações públicas do aluno ao longo do presente ano letivo, durante o qual foi feita uma grelha de observação de comportamentos motivacionais do aluno.
Abstract I (teaching) - This report describes the internship developed at the Academia Musical dos Amigos das Crianças, as part of a Masters in Music Teaching/Musical Education undertaken at the Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. This placement was developed with three students in different stages of their schooling (in age groups of around 6, 14, and 18 years of age) and comprised lesson planning and the video recording of three classes per student, per year – equivalent to one class per term per student (with the express permission of the primary educator). These recordings were observed and analysed by the supervisor Dr. João Pedro Duarte, and they aided reflective practice of the pedagogical approach during the placement. This report presents a reflection on the most defining aspects of the placement and their impact on the student/intern as a teacher, providing some historic and organisational context of the placement school, the techniques developed, and the applied programmes at the academy. We also explore the wider context of the students’ family life, their artistic development, and goals within future musical education. The report also details the work developed throughout the academic year. Finally, the report presents a reflection of the role of student intern as a teacher, exploring the highlights, the challenges, and the opportunities explored throughout the placement.
Abstract II (research) - This piece of work was created in the second year of Masters in Music Education at the Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. The work consists of research-and-application of mental training techniques with an exploratory goal. This research aims particularly on the application of mental training to instrumental teaching. Mental training has been explored, developed and applied in sports since the middle of the twentieth century. The benefits that come from its use are recognized by most sportsman or trainers. The study of the application of mental training as part of instrumental teaching has grown due to the psychomotor similarities to the work developed in sports. Despite this, the study in the context of musical education has not been explored as extensively as what has been done in a sporting context. This research tries to identify the main areas of mental training, analyzing the possibilities of its use in music teaching, setting possible strategies and exercises to this effect. The case study of this research looks into four performances of a student, analyzing the relation between goal setting motivation and results. The study was done in a direct active observation, through which an observation board related with motivational behaviors was build.
Resumo II (investigação) - O presente trabalho foi realizado no âmbito do segundo ano do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. Este trabalho consiste numa investigação/ação, com um objetivo exploratório sobre técnicas do treino mental. A investigação foi feita com a perspetiva da sua aplicação ao ensino instrumental. O treino mental tem sido explorado, desenvolvido e aplicado no desporto desde os meados do século XX. Os benefícios que derivam da sua aplicação são consensuais para qualquer desportista ou treinador. A sua aplicação no ensino instrumental tem vindo a ser estudada, pois o lado psico-motor e performativo desta prática liga-se diretamente ao tipo de trabalho que se desenvolve no desporto. Ainda assim, os estudos e aplicação do treino mental no ensino artístico estão muito aquém do seu desenvolvimento no desporto. Assim, este trabalho procura identificar os principais campos do treino mental, analisando as suas aplicabilidades ao ensino da música, propondo estratégias e exercícios para este efeito. A ação deste trabalho foi realizada sobre um estudo de caso, no qual foram analisadas quatro performances, procurando analisar os objetivos definidos para cada uma, relacionando-as com o grau de motivação do aluno e com o resultado de cada uma. Os resultados e efeitos desta ação foram retirados através da observação participante das apresentações públicas do aluno ao longo do presente ano letivo, durante o qual foi feita uma grelha de observação de comportamentos motivacionais do aluno.
Abstract I (teaching) - This report describes the internship developed at the Academia Musical dos Amigos das Crianças, as part of a Masters in Music Teaching/Musical Education undertaken at the Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. This placement was developed with three students in different stages of their schooling (in age groups of around 6, 14, and 18 years of age) and comprised lesson planning and the video recording of three classes per student, per year – equivalent to one class per term per student (with the express permission of the primary educator). These recordings were observed and analysed by the supervisor Dr. João Pedro Duarte, and they aided reflective practice of the pedagogical approach during the placement. This report presents a reflection on the most defining aspects of the placement and their impact on the student/intern as a teacher, providing some historic and organisational context of the placement school, the techniques developed, and the applied programmes at the academy. We also explore the wider context of the students’ family life, their artistic development, and goals within future musical education. The report also details the work developed throughout the academic year. Finally, the report presents a reflection of the role of student intern as a teacher, exploring the highlights, the challenges, and the opportunities explored throughout the placement.
Abstract II (research) - This piece of work was created in the second year of Masters in Music Education at the Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. The work consists of research-and-application of mental training techniques with an exploratory goal. This research aims particularly on the application of mental training to instrumental teaching. Mental training has been explored, developed and applied in sports since the middle of the twentieth century. The benefits that come from its use are recognized by most sportsman or trainers. The study of the application of mental training as part of instrumental teaching has grown due to the psychomotor similarities to the work developed in sports. Despite this, the study in the context of musical education has not been explored as extensively as what has been done in a sporting context. This research tries to identify the main areas of mental training, analyzing the possibilities of its use in music teaching, setting possible strategies and exercises to this effect. The case study of this research looks into four performances of a student, analyzing the relation between goal setting motivation and results. The study was done in a direct active observation, through which an observation board related with motivational behaviors was build.
Description
Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de
Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à
obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de
14 de maio.
Keywords
Treino mental Ensino instrumental Performance Técnicas Objetivos Motivação Guitarra AMAC Mental training Instrumental teaching Performance Techniques Goal-setting Motivation Guitar
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa