Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento da competência ortográfica para melhoria da produção textual

dc.contributor.advisorLeite, Teresapt_PT
dc.contributor.authorCláudio, Marta Viais
dc.date.accessioned2015-10-26T12:07:13Z
dc.date.available2015-10-26T12:07:13Z
dc.date.issued2015-07
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.ºCiclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Lisboa, tendo como propósito principal uma reflexão sobre o percurso de intervenção ao longo de todo este ano que possibilitou explorar um quotidiano profissional e também no que respeita ao meu desenvolvimento pessoal e profissional. Apresenta-se ainda um estudo originado por uma fragilidade da turma que levou a uma reorganização da prática educativa e a uma adaptação de estratégias para melhorar a prática textual dos alunos no que respeita à ortografia. Este estudo teve coo objetivo melhorar a produção textual, utilizando de forma correta as regras de ortografia. Assim ao longo destes meses de estágio houve uma preocupação da explicitação de regras ortográficas e de reflexão por parte dos alunos dos erros dados, levando-os a melhorar a forma correta das palavras, contribuindo para a melhoria da produção textual. Para conhecer os resultados do trabalho efetuado recorremos à análise de texto de ditado e de texto livre, que foram utilizados quer para avaliação diagnóstica quer para avaliação final. Os resultados demonstram que uma intervenção orientada para a superação das dificuldades relacionadas com a correção ortográfica pode levar os alunos a tomar consciência do tipo de erros mais frequente e encontrar estratégias para os prevenir.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report was previously written for the subject “Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.ºCiclo do Ensino Básico” in Escola Superior de Educação de Lisboa, It aims to propose a brief reflection about the intervention route over the past year, which enabled an exploration about the professional daily work and also about my professional and personal development. Furthermore, it presents a case study, which was caused by a fragility detected in class: the spelling. As a result, this led to a reorganization of the educational pratice and, as well, to an adaptation of the strategies concomitant with the improvement of students’ textual practice. Therefore, this study aimed to improve textual production, by using spelling rules correctly. Throughout these months of internship, there was a concern about the explanation of spelling rules and about the promotion of an indubitable reflection by the students about the misspellings. This, consequently, led them to improve the correct spelling of words and also the textual production. To discen the results, we analysed two varieties of texts: free text and dictation text, which where used simultaneously for final and diagnostic evaluation. The results show that a guided intervention for students’ progression in orthographic correction, lead them to be aware of the most frequent erros and find strategies to prevent them.en
dc.identifier.tid201385058pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5297
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.subjectOrtografiapt_PT
dc.subjectProdução textualpt_PT
dc.subjectErros ortográficospt_PT
dc.subjectTipologias de errospt_PT
dc.subjectPortugueseen
dc.subjectSpellingen
dc.subjectTextual productionen
dc.subjectSpelling mistakesen
dc.subjectType of errorpt_PT
dc.titleO desenvolvimento da competência ortográfica para melhoria da produção textualpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O desenvolvimento da competência ortográfica para melhoria da produção textual.pdf
Size:
3.68 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: