Publication
Leitura em voz alta no 2.º ciclo do ensino básico: conceções dos alunos e estratégias pedagógicas
dc.contributor.advisor | Falcão, Miguel | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Carolina | pt_PT |
dc.contributor.author | Gomes, Rita Coimbra | |
dc.date.accessioned | 2023-02-16T16:26:28Z | |
dc.date.available | 2023-02-16T16:26:28Z | |
dc.date.issued | 2021-09-28 | |
dc.description | Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionado II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nas salas de aula do Ensino Básico, ler em voz alta é frequente. Contudo, as leituras revelam-se por vezes monótonas, pouco fluidas e desprovidas de expressividade; os leitores não raras vezes denotam desinteresse; as propostas de atividades são pouco diversificadas e nem sempre promovem o desenvolvimento das diversas competências para a leitura oralizada. Com a investigação junto de duas turmas de 6.º ano pretendi compreender que propostas de trabalho deverá o professor apresentar aos alunos para que estes leiam por gosto, com entusiasmo e qualidade. Recorrendo a metodologias mistas, o estudo visou cumprir os seguintes objetivos: (1) Caracterizar as conceções dos alunos das duas turmas sobre leitura em voz alta; (2) Caracterizar as conceções dos professores de Português das duas turmas acerca da leitura em voz alta; (3) Compreender as práticas dos professores de Português das duas turmas em torno da leitura em voz alta; (4) Desenvolver estratégias promotoras de leitura em voz alta. Para tal, recorri à implementação de inquéritos aos alunos das duas turmas e aos professores cooperantes de Português. Neste estudo conclui-se que o diagnóstico das conceções dos alunos sobre a leitura em voz alta permite entender em que estádio eles se encontram no âmbito da leitura oralizada. Partindo deste ponto, o professor deverá preparar um percurso com um objetivo final bem delineado. Tomando como objetivo último a leitura em voz alta com qualidade, este percurso deverá ser criado com diversas estratégias, capazes de trabalhar cada aspeto técnico, tendo sempre em vista a agregação gradual destes para que os alunos adquiram as competências para ler em voz alta. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract This report is part of the curricular unit Supervised Teaching Practice II, within the Master’s degree in Teaching of the 1st Level of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Level of Basic Education. In elementary school classrooms, reading aloud is commonplace. However, these readings sometimes prove monotonous, lacking fluidity and expressiveness; readers, not rarely, show lack of interest; activity proposals are not very diversified and do not always promote the development of different skills for reading aloud. With the research with two 6th grade classes, I intended to understand which work proposals should the teacher present to his students so that they read with pleasure, enthusiasm and quality. Using mixed methodologies, the study aimed at fulfilling the following objectives: (1) to characterize both classes students’ conceptions about reading aloud; (2) to characterize the two classes Portuguese teachers’ conceptions about reading aloud; (3) to understand the two classes Portuguese teachers’ practices about reading aloud; (4) to design strategies that promote reading aloud. To this purpose, I resorted to the implementation of surveys with the students from both classes and to the cooperating Portuguese teachers. In this study, the conclusion is drawn that the diagnosis of the students conceptions about reading aloud allows us to understand at what stage the students are in the context of oral reading. Starting from this point, the teacher must prepare a route with a well-defined final objective. Taking quality reading aloud as its ultimate objective, this path should be created with several strategies, capable of working on each technical aspect, always with a view to gradually aggregating them so that students acquire the skills to reading aloud. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gomes, R. C. (2021). Leitura em voz alta no 2.º ciclo do ensino básico: conceções dos alunos e estratégias pedagógicas (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15638 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203209745 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/15638 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Leitura na escola | pt_PT |
dc.subject | Respiração | pt_PT |
dc.subject | Postura corporal | pt_PT |
dc.subject | Projeção vocal | pt_PT |
dc.subject | Reading at school | pt_PT |
dc.subject | Breath | pt_PT |
dc.subject | Body posture | pt_PT |
dc.subject | Vocal projection | pt_PT |
dc.title | Leitura em voz alta no 2.º ciclo do ensino básico: conceções dos alunos e estratégias pedagógicas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- RelatórioFinal_PESII_RitaGomes_2018072.pdf
- Size:
- 2.55 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: