Repository logo
 
Publication

Recorte da Arte Plástico-Literária nos Séculos XIX e XX: representação do poder

dc.contributor.authorSales, Maria Da Luz Lima
dc.date.accessioned2020-07-21T09:28:08Z
dc.date.available2020-07-21T09:28:08Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEste artigo faz uma pequena análise comparativa entre dois contos produzidos em períodos históricos diferentes, mas relativamente próximos entre si: Conto de Escola de Machado de Assis e Vínculos de Ildefonso Guimarães. O primeiro conto está ligado a um contexto mais pedagógico e remete ao processo de ensino/aprendizagem repleto de hostilidade existente na educação formal brasileira do século XIX. Já a narrativa de Ildefonso Guimarães tem como temática os abusos policiais observados hoje (sobretudo na mídia), direcionados aos mais pobres e vulneráveis, descrição em que se enquadra o protagonista ―Cabelo Cheio‖. Por meio da comparação entre os dois contos, procura-se evidenciar de que forma o poder é exercido pelas individualidades humanas em diferentes tipos de contexto, mostrando como muitas vezes a violência, mesmo velada, está a serviço da manutenção de estruturas hierárquicas, mesmo que apenas no plano individual. Em ambos os textos, há a presença do poder e da submissão por meio de objetos de tortura e controle do corpo, o que reporta à tela de Rugendas, que aborda os castigos sofridos pelos escravos africanos em terras brasileiras. Neste último caso, o poder deixa de estar em um plano meramente de indivíduo para indivíduo, passando a uma relação entre coletividades, aqui tendo um foco maior na violência física explícita, num contexto de violência social bem mais amplo e complexo, cujas consequências até hoje se veem presentes no cotidiano do país. Além de se examinarem as narrativas e seus pontos em comum, busca-se na pintura contemplar alguns aspectos filosóficos e comportamentais, utilizando-me dos pressupostos mostrados por Foucault no ensaio Vigiar e Punir. Desta forma, espera-se mostrar como a literatura, mesmo configurandose como arte, não consegue deixar de refletir as mais profundas relações de poder político presentes na existência humana.pt_PT
dc.description.abstractThis paper makes a comparative analysis between two tales produced in different historical periods, but relatively close to each other: Conto de Escola by Machado de Assis and Vínculos by Ildefonso Guimarães. The first story is linked to a more pedagogical context and refers to the teaching / learning process filled with hostility in the Brazilian formal education of the nineteenth century. Already Ildefonso Guimarães narrative has as its theme the police abuse as seen today as occurrence directed especially to the poor and black, perfect description for the protagonist Cabelo Cheio. Through the comparative analysis between the two tales looking show how power is exercised by humankind in different types of context, showing how often the violence is at the service of maintaining a hierarchical structure, even if only in individual plan. In both texts, there is the presence of power and submission through torture objects and body control, which refers to the Rugendas screen that covers the punishments suffered by African slaves on Brazilian soil. In the latter case, the power is no longer in an individual plan for individual, lying on the relationship between communities, here with a greater focus on physical violence which lies within a context of cultural and social violence and broader complex and the consequences of which today are seen present in the country everyday. In addition to analyzing each of the narratives and their points in common with each other and painting, will be considered on-his philosophical and behavioral aspects using the assumptions shown by Foucault in his Vigiar e Punir test. Thus, expected to show how literature, even if configured as art, can not help but reflect deeper relationships of political power in the human existence.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSales, M. L. (2016) Recorte da Arte Plástico-Literária nos Séculos XIX e XX: representação do poder in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (422-431) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95733-7-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12065
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_enc.cied_web.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectViolênciapt_PT
dc.subjectPoderpt_PT
dc.subjectSujeiçãopt_PT
dc.subjectViolencept_PT
dc.subjectPowerpt_PT
dc.subjectBondagept_PT
dc.titleRecorte da Arte Plástico-Literária nos Séculos XIX e XX: representação do poderpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage431pt_PT
oaire.citation.startPage422pt_PT
oaire.citation.titleAtas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educaçãopt_PT
person.familyNameSales
person.givenNameMaria da Luz Lima
person.identifier.orcid0000-0002-4968-0540
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb799d829-cc30-4390-a593-f959b9facd9a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb799d829-cc30-4390-a593-f959b9facd9a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Recorte da Arte Plástico-Literária nosSéculos XIX e XXatas_vii_enc.cied.pdf
Size:
358.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections