Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
73.71 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo narra-se uma história de vida e de resiliência. A Márcia é uma menina com três anos,
que brinca alegremente com os seus colegas no recreio, mas apresenta dificuldades evidentes
na comunicação e interação. Por estas dificuldades, mãe e filha atravessaram continentes
deixando o seu país de origem e, consequentemente, a sua família, os seus hábitos, a sua
cultura em busca de melhorar a qualidade de saúde e de vida da Márcia, direito que não estava
assegurado.
Iniciado o longo e complexo percurso no Sistema Nacional de Saúde em Portugal, mãe e filha
passam a contar também com o apoio do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância
(SNIPI), através de uma Equipa Local de Intervenção (ELI), que a par e passo com elas tem
avançado num caminho de mudança.
Neste acompanhamento, considerou-se importante delinear um plano de intervenção com base no Modelo Bioecológico e Transacional. Nesta intervenção ecossistémica, e com base
nos seus recursos, forças e necessidades, estabelecemos com a mãe um conjunto de prioridades
de intervenção. Procuramos neste artigo descrever o processo de intervenção com a Márcia
e a sua mãe, fundamentado em três eixos: i) uma intervenção centrada na relação mãefilha
(princípios Touchpoints, como ferramenta de apoio à família); ii) a inclusão no jardim
de infância; iii) a promoção do desenvolvimento pessoal, social e de linguagem da Márcia.
Uma história de determinação e resiliência de mãe e filha, que têm vindo a enfrentar obstáculos
e a aprender a viver um dia de cada vez, com a esperança de em breve poderem reunir novamente
toda a família.
Description
Keywords
Resiliência Família Intervenção precoce Planificação Objetivos funcionais
Citation
Almeida, A. R., Domingos, M. A., Vaz, M. E., Alves, M. J. (2016) Vidas entre Continentes: uma história de resiliência in Fuertes, M., Nunes, C., & Rosa, J. Evidências em Intervenção Precoce. (73-87) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.065
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa