Repository logo
 
Publication

O jogo dramático como promotor da comunicação das crianças em grupo

dc.contributor.advisorRosa, Manuelapt_PT
dc.contributor.authorSousa, Joana Salvador de
dc.date.accessioned2019-01-09T11:14:58Z
dc.date.available2019-01-09T11:14:58Z
dc.date.issued2018-04-26
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório pretende relatar o que foi a Prática Profissional Supervisionada (PPS), módulo II, que foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na valência de Jardim de Infância (JI). Ao apresentar este relatório, tenho como intenção expor todo o trabalho que desenvolvi neste período de intervenção, com um grupo de crianças, sendo que irei fazê-lo de forma reflexiva e crítica. Durante a intervenção neste contexto de JI, surgiu a oportunidade de realizar uma investigação, sendo o seu título: O Jogo Dramático como promotor de Comunicação das Crianças em Grupo. Tal como o nome indica, tive como intenção promover a comunicação em grupo nas crianças com quem intervim. Para o efeito, recorri aos apontamentos retirados durante as sessões de jogo dramático que realizei com o grupo, tal como registos de observação, e as entrevistas com as crianças, para poder analisar o ponto acima referido, e tirar conclusões sobre esta investigação. Por fim, apresento uma reflexão sobre a construção da profissionalidade docente, e como é que as duas intervenções realizadas, em creche e em JI, contribuíram para a mesma.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present report intend is to recount on the Supervised Professional Practice (PPS), module II, which was comply within the framework of the Masters in Preeschool Education, in the contexts of kindergarten. In presenting this report, I aim to showcase all the work that I have developed in this period of intervention, with a group of children, and I will do so in a critical and reflective way. During the intervention in this kindergarden context, the opportunity arose to carry out an investigation, it’s title being: The Dramatic Play as promoter of Children’s Communication in Group. As the name implies, I intended to promote group communication in the children with whom I intervened. To that end, I resorted to the notes taken during the dramatic play sessions I held with the goup, such as observation records, and interviews with the children, in order to analyse the point mentioned above, and draw conclusions on this research. Finally, I presente a reflection on the construction of teaching professionalism, and how the two interventions, carried out in nursery and kindergarten, contributed to it.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSousa, J. S. (2018). O jogo dramático como promotor da comunicação das crianças em grupo (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9290pt_PT
dc.identifier.tid202030423
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9290
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectJogo dramáticopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectProfissionalidade docentept_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectDramatic playpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectTeaching professionalismpt_PT
dc.titleO jogo dramático como promotor da comunicação das crianças em grupopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
JoanaSousa_2016136_RelatóriodeEstágio_Final.pdf
Size:
1.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: