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Efeitos do treino da consciência fonológica em crianças pré-escolares, com e sem problemas de linguagem

dc.contributor.authorFernandes, Tânia Filipa Moniz
dc.date.accessioned2012-03-27T08:54:27Z
dc.date.available2012-03-27T08:54:27Z
dc.date.issued2012-03
dc.description.abstractEste estudo de intervenção tem como objetivo avaliar o efeito de um programa de estimulação da Consciência Fonológica em crianças pré-escolares, com e sem problemas de linguagem. Os programas de intervenção em Consciência Fonológica são exequíveis e devem ser implementados precocemente, tal como é sugerido por Capovilla e Capovilla (2000) e Nunes (2009), influenciando positivamente na futura aquisição da leitura e da escrita. Da mesma forma Sim-Sim, Duarte, Barbeito e Pereira (2010) enaltecem a importância da aquisição desta competência dando especial enfoque às “Metas de Aprendizagem”, na promoção da continuidade entre ciclos de ensino. Neste estudo participaram 62 crianças de cinco e seis anos de idade, a frequentar sete estabelecimentos de ensino pré-escolar, divididas em três condições experimentais: a) Grupo Experimental 1 (crianças sem problemas de linguagem); b) Grupo Experimental 2 (crianças com problemas de linguagem e da fala); c) Grupo de Controlo, sem intervenção em Consciência Fonológica. Os dois grupos experimentais foram sujeitos a uma intervenção em Consciência Fonológica. Os instrumentos utilizados foram a Prova de Segmentação Linguística (Jiménez e Ortiz, 1995) e o Programa de Treino da Consciência Fonológica (Silva, 2002). Globalmente, os resultados obtidos revelaram uma significativa superioridade das crianças dos dois grupos experimentais em algumas das sub-competências medidas, quando comparadas com o grupo de controlo. Comprovou-se ainda que o efeito da intervenção era específico dado que todos os grupos continuaram equivalentes numa variável não trabalhada (nível aritmético). Conclui-se assim que é possível estimular alguns aspetos relevantes do desenvolvimento da Consciência Fonológica em crianças de idade pré-escolar, com e sem problemas de linguagem, antes da iniciação formal à leitura e à escrita.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/1366
dc.language.isoporpor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectProblemas de linguagempor
dc.subjectProblemas de falapor
dc.subjectPhonological awarenesspor
dc.subjectPre-schoolpor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectSpellingpor
dc.titleEfeitos do treino da consciência fonológica em crianças pré-escolares, com e sem problemas de linguagempor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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