Publication
Efeitos do treino da consciência fonológica em crianças pré-escolares, com e sem problemas de linguagem
dc.contributor.author | Fernandes, Tânia Filipa Moniz | |
dc.date.accessioned | 2012-03-27T08:54:27Z | |
dc.date.available | 2012-03-27T08:54:27Z | |
dc.date.issued | 2012-03 | |
dc.description.abstract | Este estudo de intervenção tem como objetivo avaliar o efeito de um programa de estimulação da Consciência Fonológica em crianças pré-escolares, com e sem problemas de linguagem. Os programas de intervenção em Consciência Fonológica são exequíveis e devem ser implementados precocemente, tal como é sugerido por Capovilla e Capovilla (2000) e Nunes (2009), influenciando positivamente na futura aquisição da leitura e da escrita. Da mesma forma Sim-Sim, Duarte, Barbeito e Pereira (2010) enaltecem a importância da aquisição desta competência dando especial enfoque às “Metas de Aprendizagem”, na promoção da continuidade entre ciclos de ensino. Neste estudo participaram 62 crianças de cinco e seis anos de idade, a frequentar sete estabelecimentos de ensino pré-escolar, divididas em três condições experimentais: a) Grupo Experimental 1 (crianças sem problemas de linguagem); b) Grupo Experimental 2 (crianças com problemas de linguagem e da fala); c) Grupo de Controlo, sem intervenção em Consciência Fonológica. Os dois grupos experimentais foram sujeitos a uma intervenção em Consciência Fonológica. Os instrumentos utilizados foram a Prova de Segmentação Linguística (Jiménez e Ortiz, 1995) e o Programa de Treino da Consciência Fonológica (Silva, 2002). Globalmente, os resultados obtidos revelaram uma significativa superioridade das crianças dos dois grupos experimentais em algumas das sub-competências medidas, quando comparadas com o grupo de controlo. Comprovou-se ainda que o efeito da intervenção era específico dado que todos os grupos continuaram equivalentes numa variável não trabalhada (nível aritmético). Conclui-se assim que é possível estimular alguns aspetos relevantes do desenvolvimento da Consciência Fonológica em crianças de idade pré-escolar, com e sem problemas de linguagem, antes da iniciação formal à leitura e à escrita. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/1366 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Consciência fonológica | por |
dc.subject | Pré-escolar | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Problemas de linguagem | por |
dc.subject | Problemas de fala | por |
dc.subject | Phonological awareness | por |
dc.subject | Pre-school | por |
dc.subject | Reading | por |
dc.subject | Spelling | por |
dc.title | Efeitos do treino da consciência fonológica em crianças pré-escolares, com e sem problemas de linguagem | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Efeitos do Treino da Consciência Fonológica.pdf
- Size:
- 886.86 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: