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Authors
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Abstract(s)
Este estudo de intervenção tem como objetivo avaliar o efeito de um programa de
estimulação da Consciência Fonológica em crianças pré-escolares, com e sem problemas
de linguagem.
Os programas de intervenção em Consciência Fonológica são exequíveis e devem ser
implementados precocemente, tal como é sugerido por Capovilla e Capovilla (2000) e
Nunes (2009), influenciando positivamente na futura aquisição da leitura e da escrita. Da
mesma forma Sim-Sim, Duarte, Barbeito e Pereira (2010) enaltecem a importância da
aquisição desta competência dando especial enfoque às “Metas de Aprendizagem”, na
promoção da continuidade entre ciclos de ensino.
Neste estudo participaram 62 crianças de cinco e seis anos de idade, a frequentar sete
estabelecimentos de ensino pré-escolar, divididas em três condições experimentais: a)
Grupo Experimental 1 (crianças sem problemas de linguagem); b) Grupo Experimental 2
(crianças com problemas de linguagem e da fala); c) Grupo de Controlo, sem intervenção
em Consciência Fonológica. Os dois grupos experimentais foram sujeitos a uma
intervenção em Consciência Fonológica.
Os instrumentos utilizados foram a Prova de Segmentação Linguística (Jiménez e Ortiz,
1995) e o Programa de Treino da Consciência Fonológica (Silva, 2002).
Globalmente, os resultados obtidos revelaram uma significativa superioridade das crianças
dos dois grupos experimentais em algumas das sub-competências medidas, quando
comparadas com o grupo de controlo.
Comprovou-se ainda que o efeito da intervenção era específico dado que todos os grupos continuaram equivalentes numa variável não trabalhada (nível aritmético).
Conclui-se assim que é possível estimular alguns aspetos relevantes do desenvolvimento
da Consciência Fonológica em crianças de idade pré-escolar, com e sem problemas de
linguagem, antes da iniciação formal à leitura e à escrita.
Description
Keywords
Consciência fonológica Pré-escolar Leitura Escrita Problemas de linguagem Problemas de fala Phonological awareness Pre-school Reading Spelling