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As perceções dos professores sobre as potencialidades e fragilidades da metodologia de trabalho de projeto no 1º Ciclo do Ensino Básico

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O presente relatório surge no âmbito do trabalho desenvolvido na unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), que decorreu no 2º ano do Curso de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório final contempla a reflexão sobre todo o processo da prática pedagógica e a apresentação do estudo investigativo. A prática pedagógica foi realizada em dois contextos distintos sendo o primeiro no 2ºCEB, nas áreas curriculares de Matemática e Ciências da Natureza, e o segundo numa instituição privada do 1º CEB, tendo este último contexto servido de base para o presente estudo. O estudo teve como objetivo geral identificar as perceções dos professores sobre as potencialidades e as fragilidades da Metodologia de Trabalho Projeto no 1ºCEB. A escolha deste tema foi motivada pelas práticas pedagógicas implementadas nos contextos de estágios e o interesse pessoal em saber mais relativamente ao tema, de forma a implementar no futuro processos de ensino e aprendizagem de qualidade e adequados ao atual paradigma do ensino. Utilizou-se uma metodologia qualitativa com recurso à entrevista semiestruturada a quatro docentes do 1ºCEB como técnica de recolha de dados. Esta entrevista serviu como o meio principal para perceber quais as caraterísticas gerais da MTP, de que forma é feita a sua implementação e que tipo de articulação existe com outros agentes educativos. Estes temas foram fundamentais para a obtenção dos resultados específicos, permitindo afirmar que, para estes professores, as potencialidades se sobrepõem de um modo geral às fragilidades da MTP.
ABSTRACT The following research reports the work developed on the Curricular Subject of the Supervised Teaching Practice II (STP II) that occurred on the 2nd year of the master’s degree for Elementary School Teaching and Primary School Teaching of Mathematics and Science. This final report contains my thoughts about all the process of the teaching methodology and the presentation of my investigative study. The study’s general objective was to identify the main strengths and weaknesses of the Project Based Learning methodology on the elementary school from the teacher’s sight. This subject choice was done in order to study the different teaching methods and was motivated by my personal interest on knowing more about Project Based Learning and in which ways we can implement a quality and pruned teaching to the current paradigm. It is used a qualitative methodology with the semi-structured interview of four teachers of the elementary grades as an instrument to gather the data. Those interviews enabled us to understand which the global characteristics of the PBL are, in which way it can be implemented, and which interactions exists with the other teaching agents. Those topics were fundamental for obtaining the specific results, letting us claim that for those teachers on a general term, the strengths of the PBL overlap the weaknesses.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Metodologia de trabalho de projeto Aprendizagem ativa Project based learning Active learning

Citation

Dias, M. C. (2019). As perceções dos professores sobre as potencialidades e fragilidades da metodologia de trabalho de projeto no 1º Ciclo do Ensino Básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/11022

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Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa

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