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O discurso publicitário dos automóveis elétricos: aumentar a adoção à mobilidade elétrica (o caso Nissan)

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Abstract(s)

As crescentes preocupações ambientais conduziram a drásticas mudanças no desenvolvimento tecnológico, nos regulamentos, nas preferências dos consumidores e nos objetivos dos investidores, um movimento que revolucionou principalmente os sistemas energéticos existentes em todo o mundo. O setor automóvel, sendo um dos grandes responsáveis pelo aquecimento global, tem apresentado progressos significativos na eletrificação dos veículos, contudo é necessário acelerar o processo de adesão por parte dos consumidores. Neste sentido, torna-se pertinente estudar como estão a ser desenvolvidas as estratégias de comunicação publicitária aos veículos elétricos de forma a compreender como podem, ou não, estimular a compra destes veículos e ajudar no processo de transição energética. Esta investigação foca-se em entender quais as estratégias de publicidade mais eficazes na comunicação dos carros elétricos. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, com a análise de conteúdo de anúncios publicitários do Nissan LEAF, enquanto caso de estudo, de forma a estudar quais os USPs e variáveis destacadas no momento da comunicação dos carros elétricos (mecanismos e apelos persuasivos) e identificar possíveis tendências na comunicação publicitária desta categoria de produtos. Como complemento, aplicou-se um questionário a uma amostra não probabilística por conveniência, para testar a opinião do público português, acima dos 18 anos, sobre a mobilidade elétrica e a sua disponibilidade para a adotar.
ABSTRACT: Growing environmental concerns have led to drastic changes in technological development, regulations, consumer preferences and investor objectives, a movement that is revolutionising the energy systems around the globe. The automotive sector, one of the main contributors to global warming, has shown considerable progress in the electrification of vehicles. However, it is necessary to accelerate the process of adherence by consumers. In this sense, it becomes relevant to study how the advertising communication strategies for electric vehicles are being developed to understand how they can stimulate the purchase of these vehicles and help the energy transition process. This research focuses on understanding which advertising strategies are the most effective in the communication of electric cars. For this purpose, it was developed a content analysis of Nissan LEAF's advertisements as part of a case study to study which USPs and variables are highlighted at the time of communication of electric cars (mechanisms and persuasive appeals) and identify possible trends in advertising communication of this product category. In addition, a questionnaire was applied to a non-probabilistic sample by convenience to test the opinion of the Portuguese public, over 18 years old, about electric mobility and their willingness to adopt it.

Description

Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.

Keywords

Setor automóvel Carros elétricos Publicidade Estratégia de comunicação Anúncios televisivos Automotive sector Electric cars Advertising Communication strategy Television ads

Citation

Almeida, M.C. (2023). O discurso publicitário dos automóveis elétricos: Aumentar a adoção à mobilidade elétrica: O caso Nissan [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17008

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Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social