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Particularidades das provas de função respiratória em idade pré-escolar

dc.contributor.authorPereira, Inês
dc.contributor.authorBonito, Ana Rita
dc.contributor.authorMelo, Luana
dc.contributor.authorClérigo, Anália
dc.contributor.authorAlmeida, Isabel
dc.date.accessioned2024-02-21T12:40:55Z
dc.date.available2024-02-21T12:40:55Z
dc.date.issued2023-02
dc.description.abstractIntrodução - As crianças em idade pré-escolar habitualmente não conseguem explicar os seus sintomas. Desta forma, o estudo da função respiratória é um método objetivo pertinente nesta faixa etária tendo em conta que auxilia o clínico no diagnóstico e a estabelecer a terapêutica, para uma melhor qualidade de vida das crianças com doenças respiratórias crónicas. Objetivo - Descrever as particulares do estudo da função respiratória em pré-escolares e mostrar que a realização de provas de função respiratória por Cardiopneumologistas especializados no trabalho com crianças pode aumentar a taxa de sucesso das provas. Metodologia - Utilizou-se as bases de dados PubMed e Scopus, de artigos publicados entre 2003-2022 e palavras-chaves: “Preschool”; “Lung function”; “Spirometry”. Obtiveram-se 20 artigos e selecionou-se 9. Desenvolvimento - A asma brônquica é uma doença respiratória que afeta um grande número de crianças em idade pré-escolar, nesta idade, as provas de função respiratória revestem-se de particularidades, suscitando cada vez mais interesse da comunidade científica neste âmbito, com grandes progressos nesta área. A idade pré-escolar, dos 3 aos 6 anos, constitui um dos maiores desafios em termos de avaliação da função respiratória porque nesta faixa etária são geralmente demasiado crescidas para serem sedadas, como utilizado em bebés, e demasiado jovens para poderem realizar voluntariamente muitas das manobras. A sua grande particularidade consiste em não conseguirem expirar durante mais de um segundo, devido aos volumes pulmonares serem menores, sendo necessária a medição do FEV0,75 que é um parâmetro mais precoce no tempo. As técnicas mais realizadas são a espirometria animada, que apela ao foco e motivação das crianças e a avaliação das resistências específicas. A maior dificuldade é a sua colaboração e atenção, daí ser necessário adquirir especificidades para obter respostas eficazes, como ter um laboratório amigável que transmita tranquilidade, segurança e confiança, os procedimentos devem ser explicados de forma simples e com recurso a brincadeiras, usando palavras de incentivo para encorajar as crianças. Desta forma, torna-se fulcral a crescente experiência e especialização dos Cardiopneumologistas. Conclusão - A avaliação da função respiratória em idade pré-escolar é atualmente possível, mas ainda há muito trabalho a fazer na normalização dos testes e na compreensão do papel mais apropriado para cada teste na avaliação do crescimento do sistema respiratório e na gestão clínica de crianças nesta faixa etária. Assim sendo, são necessários mais estudos clínicos padronizados e controlados para o estabelecimento de orientações mais precisas para as provas de função respiratória em pré-escolares.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira I, Bonito AR, Melo L, Clérigo A, Almeida I. Particularidades das provas de função respiratória em idade pré-escolar. In: XVI Seminário Temático em Fisiologia Clínica, ESTeSL, 2 de fevereiro de 2023.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17150
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.estesl.ipl.pt/eventos/xvi-seminario-tematico-em-fisiologia-clinicapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFunção respiratóriapt_PT
dc.subjectMeio escolarpt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectEspirometriapt_PT
dc.titleParticularidades das provas de função respiratória em idade pré-escolarpt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
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