Repository logo
 
Publication

Mediação social na formação de animadores socioculturais: experiência da Licenciatura da ESELx

dc.contributor.authorHortas, Maria João
dc.contributor.authorCampos, Joana
dc.contributor.authorDias, Alfredo
dc.date.accessioned2020-03-06T11:54:44Z
dc.date.available2020-03-06T11:54:44Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA complexidade dos processos sociais, culturais e territoriais das sociedades contemporâneas tem colocado desafios que implicam o desenvolvimento de uma intervenção que reconheça e mobilize a mediação social. A mediação social inscreve-se hoje no referencial teórico-metodológico fundamental dos trabalhadores sociais, ancorando-se em diversos modelos de intervenção. A afirmação e desenvolvimento desse referencial, no trabalho levado a cabo pelas instituições formadoras, tem tido um contributo relevante. Nesse sentido, pretende-se com o presente texto contribuir para o aprofundamento do conhecimento e participação na discussão em torno da formação desses profissionais, em concreto a formação dos animadores socioculturais, no que à mediação social diz particular respeito. Analiticamente, considerou-se a licenciatura em Animação Sociocultural da ESELx-IPL, em particular as Unidades Curriculares (UC) do Plano de Estudos que se dedicam centralmente à mediação. Metodologicamente, a pesquisa desenvolveu-se em dois planos: um relativo à oferta formativa, procedendo-se à análise das Fichas de Unidade Curricular (FUC) das UC do curso que se ocupam da mediação, procurando identificar o referencial teórico-metodológico proposto, assim como as modalidades de ensino e avaliação; num segundo plano consideraram-se as conceções dos estudantes que frequentaram uma das UC de mediação do curso (Mediação Multicultural em Contextos Educativos). Tecnicamente, procedeu-se à análise dos resultados de dois questionários, um primeiro aplicado no início da UC, para levantamento das conceções dos alunos sobre mediação, e um segundo aplicado na fase final, sobre as conceções de mediação, referências e experiências formativas neste âmbito.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationHortas, M. J.; Campos, J. & Dias, A. (2016). Mediação social na formação de animadores socioculturais: experiência da Licenciatura da ESELx. In A. M. C. Silva; M. L. Carvalho & L. R. Oliveira (Eds.), Sustentabilidade da Mediação Social: processos e práticas (pp. 55-67). Braga: CECS.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11211
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCECSpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMediaçãopt_PT
dc.subjectFormação de animadores socioculturaispt_PT
dc.subjectAnimação socioculturalpt_PT
dc.titleMediação social na formação de animadores socioculturais: experiência da Licenciatura da ESELxpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage67pt_PT
oaire.citation.startPage55pt_PT
oaire.citation.titleSustentabilidade da Mediação Social: processos e práticaspt_PT
person.familyNameBarroso Hortas
person.familyNameCampos
person.familyNameGomes Dias
person.givenNameMaria João
person.givenNameJoana
person.givenNameAlfredo
person.identifier.ciencia-id0310-7ED6-E75D
person.identifier.ciencia-idDA1C-B0CA-8A5B
person.identifier.orcid0000-0002-3159-8362
person.identifier.orcid0000-0001-5325-9460
person.identifier.orcid0000-0001-6500-844X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationdeaa410a-dc1e-4718-81c2-f30f8cc615e0
relation.isAuthorOfPublication72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e
relation.isAuthorOfPublicationa8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Hortas_Campos_Dias-2016_Mediação-LASC.pdf
Size:
88.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: