Repository logo
 
Publication

O diário de grupo como potenciador da comunicação numa sala de jardim de infância

dc.contributor.advisorSimões, Anapt_PT
dc.contributor.authorLima, Andreia Filipa de Oliveira
dc.date.accessioned2023-10-24T12:26:31Z
dc.date.available2023-10-24T12:26:31Z
dc.date.issued2023-09-19
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório tem como objetivo retratar de modo reflexivo o percurso realizado no decorrer da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. A PPS II foi desenvolvida em contexto de Jardim de Infância (JI), na zona centro do concelho de Lisboa, com um grupo de dezassete crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Numa fase inicial do relatório, é apresentada a caracterização do contexto que serviu como ponto de partida para a definição das intenções para a ação educativa. Posteriormente, procedeu-se à avaliação dessas mesmas intenções e de todo o processo de intervenção. De seguida, apresenta-se a investigação desenvolvida no presente contexto, cuja problemática é o “O Diário de Grupo como potenciador da comunicação numa sala de jardim de infância”. Esta foi definida a partir das observações efetuadas durante a prática, nas quais foi possível verificar as potencialidades do Diário de Grupo na comunicação do grupo de crianças, essencialmente durante a utilização deste instrumento de regulação, assim como na Reunião de Conselho. Em termos metodológicos, optou-se por um estudo de caso de natureza qualitativa e, para tal, foram utilizadas diversas técnicas de recolha de dados: i) a observação direta participante; ii) uma entrevista às crianças da PPS II e iii) uma entrevista à educadora cooperante e à auxiliar de ação educativa da sala de atividades da PPS II. Através da análise dos dados, foi possível identificar e percecionar quais os tipos de comunicação potenciados pelo instrumento de regulação – “Diário de Grupo”, no grupo de crianças: os resultados da presente investigação revelam que o diário foi utilizado pelas crianças como um instrumento fundamental para dar espaço à sua voz, através da diversidade de registos inscritos. Desta forma, foi possibilitado às mesmas uma forma de expressar as suas partilhas, avaliação e planificação, cooperando entre si, e estabelecendo diálogos.pt_PT
dc.description.abstractThis report aims to reflect on the course taken during the 2nd year of the Supervised Professional Practice II (SPP II) of the Master's Degree in Pre-School Education of the School of Education of the University of Lisbon. The PPS II was developed in a Kindergarten context, in the central area of the municipality of Lisbon, with a group of seventeen children aged between 3 and 5 years old. In an initial phase of the report, the characterisation of the context that served as a starting point for the definition of intentions for educational action is presented. Subsequently, we proceeded to the evaluation of these intentions and the whole process of intervention. Next, the research developed in this context is presented, whose problematic is the "The Group Diary as an enabler of communication in a kindergarten room". This was defined from the observations made during the practice, in which it was possible to verify the potential of the Group Diary in the communication of the group of children, mainly during the use of this regulation tool, as well as in the Council Meeting. In methodological terms, a qualitative case study was chosen and, to this end, several data collection techniques were used: i) direct participant observation; ii) an interview with the children in PPS II and iii) an interview with the cooperating teacher and the educational action assistant in the activity room of PPS II. Through data analysis, it was possible to identify and perceive which types of communication were enhanced by the regulation tool - "Group Diary", in the group of children: the results of this research reveal that the diary was used by the children as a fundamental tool to give space to their voice, through the diversity of records entered. In this way, it was made possible for them to express their sharing, assessment and planning, cooperating with each other, and establishing dialogues.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationLima, A. F. O. (2023). O diário de grupo como potenciador da comunicação numa sala de jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16575pt_PT
dc.identifier.tid203361466
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16575
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectDiário de grupopt_PT
dc.subjectMovimento da escola modernapt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectGroup diarypt_PT
dc.subjectModern school movementpt_PT
dc.titleO diário de grupo como potenciador da comunicação numa sala de jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Andreia_Filipa_Oliveira_Lima_Relatorio_PPS_II.pdf
Size:
1.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: