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Estudo da mobilidade no ISEL

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Abstract(s)

O paradigma da mobilidade urbana está em mudança e é urgente cada individuo fazer o seu esforço pessoal no sentido da sustentabilidade da mesma. Portugal tem compromissos, a médio prazo, muito específicos e a promoção de uma mobilidade sustentável é imprescindível, atuando na sensibilização da sociedade para a necessidade de implementação de políticas globais direcionadas para a melhoria da qualidade do espaço urbano e para a adoção de modos de transportes mais ecológicos. Assim, com o trabalho desenvolvido na presente dissertação, pretendeu-se contribuir com o estudo e a análise da mobilidade de um importante polo de geração e atração de viagens, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Na base da construção do modelo de mobilidade esteve a elaboração e a submissão de um inquérito à mobilidade da população em estudo, apoiado pelas entidades responsáveis em questão, e submetido, via correio eletrónico, a toda a comunidade do ISEL. O inquérito à mobilidade realizado permitiu aferir as preferências de mobilidade, revelando que 53% dos inquiridos são utilizadores do modo TI, 28% do modo TC e 19% do modo combinado TI+TC. Aferiu-se ainda que a grande maioria dos inquiridos, adeptos do modo TC, utilizam com maior frequência a combinação autocarro regular e metro enquanto que os adeptos do modo TI+TC a combinação automóvel individual (condutor) e o metro é a mais escolhida. As principais razões para tais escolhas prendem-se com questões relacionadas com a rapidez de deslocação, a comodidade e o conforto. Curiosamente o custo não foi uma das razões dadas com mais peso na decisão da escolha modal, dos indivíduos que participaram. No questionário foram também auscultadas algumas temáticas relacionadas com os modos de transportes mais suaves, como a bicicleta e verificou-se que existe abertura para a sua utilização (cerca de 38% dos inquiridos) apesar da maioria ter declarado não estar interessado neste meio de transporte (56 % dos inquiridos). Foi também possível preceder à análise da função utilidade e ao cálculo do valor do tempo de cada um dos perfis de utilizadores chegando a um VDT igual a 24,24€ para os Docentes, 4,28€ para os Alunos e a um valor global de 5,14€ para toda a amostra. Estes valores revelaram inclusive que o atributo (conforto, custo, tempo, fiabilidade) mais valorizado foi o tempo. Com os modelos encontrados foi também possível ensaiar de que forma é que se poderá inverter essa valorização no sentido de induzir cada individuo em práticas mais sustentáveis.
The paradigm of urban mobility is changing and it is urgent that each individual make his personal effort towards sustainability. Portugal has very important medium-term commitments to guarantee mobility sustainability, and its promotion is essential, acting in the awareness of society to the need off implement global policies aimed to promoting urban space and adopting greener modes of transports. Therefore, with the work developed in the present dissertation, it was intended to contribute with the study and analysis of the mobility of an important pole of generation and attraction of trips, such as the Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. The calculation of the mobility model was supported by the elaboration and the submission, of an inquiry into the mobility of the population in study, braced by the responsible entities in ISEL, and submitted by e-mail, into the entire community. The mobility survey showed the mobility preferences, revealing that 53% of respondents are users of the private car mode, 28% of the public transport mode and 19% of the combined private car & public transport mode. It was also noted that the clear majority, of private car users, uses the regular bus and metro combinations more often while combined private car & public transport users prefers the individual car (driver) and subway combinations. The main reasons for such choices are related to the speed travel, convenience and comfort. Curiously, cost was not one of the reasons given that weight more in the decision of the modal choice, of the individuals who participated. Some topics related to "soft" forms of transport, such as bicycles, were found in the questionnaire, and there was a openness to its use (about 38% of the respondents), despite the majority declared that they were not interested in this means of transport (56% of respondents). It was also possible to precede to the analysis of the utility function and the calculation of the time value of each one of the profiles of users, arriving at a value of time equal to 24.24€ for Teachers, 4.28€ for Students and an overall value of 5.14€ for the whole sample. These values also revealed that the most valuable attribute (comfort, cost, time and reliability) was the time. With the models found, it was also possible to test how this value can be inverted to induce each individual in more sustainable practices.

Description

Dissertação de natureza científica para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na área de Especialização em Vias de Comunicação e Transportes

Keywords

Mobilidade urbana Urban mobility Inquérito à mobilidade Mobility inquiry Modelo de mobilidade Mobility model Transportes sustentáveis Sustainable transport Escolha modal Modal choice Modelos de escolha discreta Discrete Choice Models ISEL

Citation

PEREIRA, Rosa Balbina Fernandes - Estudo da mobilidade no ISEL. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2017. Dissertação de mestrado.

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Publisher

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

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