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- Estudo da mobilidade no ISELPublication . Pereira, Rosa Balbina Fernandes; Martins, Paulo José de MatosO paradigma da mobilidade urbana está em mudança e é urgente cada individuo fazer o seu esforço pessoal no sentido da sustentabilidade da mesma. Portugal tem compromissos, a médio prazo, muito específicos e a promoção de uma mobilidade sustentável é imprescindível, atuando na sensibilização da sociedade para a necessidade de implementação de políticas globais direcionadas para a melhoria da qualidade do espaço urbano e para a adoção de modos de transportes mais ecológicos. Assim, com o trabalho desenvolvido na presente dissertação, pretendeu-se contribuir com o estudo e a análise da mobilidade de um importante polo de geração e atração de viagens, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Na base da construção do modelo de mobilidade esteve a elaboração e a submissão de um inquérito à mobilidade da população em estudo, apoiado pelas entidades responsáveis em questão, e submetido, via correio eletrónico, a toda a comunidade do ISEL. O inquérito à mobilidade realizado permitiu aferir as preferências de mobilidade, revelando que 53% dos inquiridos são utilizadores do modo TI, 28% do modo TC e 19% do modo combinado TI+TC. Aferiu-se ainda que a grande maioria dos inquiridos, adeptos do modo TC, utilizam com maior frequência a combinação autocarro regular e metro enquanto que os adeptos do modo TI+TC a combinação automóvel individual (condutor) e o metro é a mais escolhida. As principais razões para tais escolhas prendem-se com questões relacionadas com a rapidez de deslocação, a comodidade e o conforto. Curiosamente o custo não foi uma das razões dadas com mais peso na decisão da escolha modal, dos indivíduos que participaram. No questionário foram também auscultadas algumas temáticas relacionadas com os modos de transportes mais suaves, como a bicicleta e verificou-se que existe abertura para a sua utilização (cerca de 38% dos inquiridos) apesar da maioria ter declarado não estar interessado neste meio de transporte (56 % dos inquiridos). Foi também possível preceder à análise da função utilidade e ao cálculo do valor do tempo de cada um dos perfis de utilizadores chegando a um VDT igual a 24,24€ para os Docentes, 4,28€ para os Alunos e a um valor global de 5,14€ para toda a amostra. Estes valores revelaram inclusive que o atributo (conforto, custo, tempo, fiabilidade) mais valorizado foi o tempo. Com os modelos encontrados foi também possível ensaiar de que forma é que se poderá inverter essa valorização no sentido de induzir cada individuo em práticas mais sustentáveis.
- Self-diagnosing and optimization of low coverage and high interference in 3G/4G: radio access networksPublication . Sousa, Marco Décio Baptista; Vieira, Pedro Manuel de Almeida Carvalho; Martins, André Eduardo PoncianoSelf-Organizing Networks (SON) solutions have been developed and implemented in the last years as a Mobile Network Operator (MNO) strategy to deal with the complexity of current networks. This research work, focuses on the self-optimization branch of SON solutions. It aims to empower a network with automatic capabilities for detecting and optimizing poor Radio Frequency (RF) performance scenarios. The detection and optimization of those scenarios, is based on Drive Test (DT) data. This leads to the development of a DT classi cation model to assert the quality of data collected through DT for a given cell, as it supports all decision making in terms of detection and optimization of poor RF situations. The DT model was calibrated with subjective testing in the form of inquiries made to fty Radio Access Network (RAN) engineers. Three algorithms were implemented for detection of low coverage and high interference scenarios. Besides identifying and dividing into clusters the DT data that denotes each problem, harshness metrics at cell and cluster level allow to identify the most severe situations. Moreover, an antenna physical parameter optimization algorithm, based on a Particle Swarm Optimization (PSO) algorithm, is able to purpose new Electrical Downtilt (EDT), Mechanical Downtilt (MDT) or the antenna orientation to improve or x the detected RF problems. All algorithms were tested with real MNO DT data and network topology, mainly on urban scenarios, where the detection and optimization is more critical for MNO. Regarding the detection algorithms, in urban scenario, it was established that the situations of high interference were more prevailing than the low coverage. The antenna self-optimization algorithm achieved an average gain of 78% on the tested cases.