Publication
Experiências de prática de ensino remoto de emergência de futuros/as professores/as de matemática e ciências naturais no 2.º ciclo
dc.contributor.author | Branco, Neusa | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Margarida | |
dc.contributor.author | Maurício, Paulo | |
dc.contributor.author | Carvalho, Renata | |
dc.contributor.author | Colaço, Susana | |
dc.contributor.author | Cavadas, Bento | |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T14:07:50Z | |
dc.date.available | 2023-12-11T14:07:50Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Os anos letivos de 2019-20 e 2020-21 foram marcados, nas escolas dos ensinos básico e secundário e, nas instituições de ensino superior, por períodos de Ensino Remoto causados pela Pandemia COVID-19. As escolas do ensino básico e as instituições de ensino superior que colaboraram no processo de Formação Inicial de Professores/as, tiveram de adotar estratégias diversificadas para adaptar os estágios dos/as futuros/as professores/as e educadores/as ao contexto de Ensino Remoto de Emergência. Este capítulo descreve e analisa as experiências de formação proporcionadas pela Escola Superior de Educação de Santarém e pela Escola Superior de Educação de Lisboa no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) que decorreram em momentos de Ensino Remoto de Emergência. As duas instituições apresentam e discutem os contextos de PES em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB em que quatro estudantes de cada uma das Escolas Superiores de Educação, organizados/as em pares, realizaram a sua prática no contexto de Ensino Remoto de Emergência. Os dados foram recolhidos a partir dos dossiês ou portefólios de estágio que integram as reflexões escritas pelos/as Estagiários/as sobre a sua prática, entrevistas realizadas a estes/as e aos/às Professores/as Cooperantes que acompanharam os estágios e notas de campo dos/as Professores/as Supervisores/as da respetiva Instituição de Ensino Superior. A análise dos dados incide sobre a experiência de Ensino Remoto de Emergência dos/as estagiários/as, com foco nas estratégias de ensino concretizadas em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e nos recursos educativos usados pelos/as futuros/as Professores/as para promover a aprendizagem dos alunos nestas duas disciplinas. São discutidos os principais aspetos da Formação Inicial que foram mobilizados pelos/as estudantes no contexto de Ensino Remoto de Emergência e apresentam-se novas abordagens que podem ser integradas na formação de futuros/as professores/as, na sequência das experiências de formação que decorreram deste contexto particular. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Branco, N., Rodrigues, M., Maurício, P., Carvalho, R., Colaço, S., & Cavadas, B. (2023). Experiências de prática de ensino remoto de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo. In M. J. Silva, A. Pessoa, N. Branco (Eds.), Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em 3 Escolas Superiores de Educação em Portugal (pp. 147-173). CIED. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.172 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-20-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16688 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ciências naturais | pt_PT |
dc.subject | Ensino Remoto de emergência | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Recursos digitais | pt_PT |
dc.title | Experiências de prática de ensino remoto de emergência de futuros/as professores/as de matemática e ciências naturais no 2.º ciclo | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 173 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 147 | pt_PT |
oaire.citation.title | Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal | pt_PT |
person.familyName | Branco | |
person.familyName | Rodrigues | |
person.familyName | Maurício | |
person.familyName | Carvalho | |
person.familyName | Colaço | |
person.familyName | Barreiras Pinto Cavadas | |
person.givenName | Neusa | |
person.givenName | Margarida | |
person.givenName | Paulo | |
person.givenName | Renata | |
person.givenName | Susana | |
person.givenName | Bento Filipe | |
person.identifier | 1782812 | |
person.identifier | AAN-1665-2020 | |
person.identifier.ciencia-id | D411-2049-433B | |
person.identifier.ciencia-id | 1B1C-88B5-75C4 | |
person.identifier.ciencia-id | C215-3441-EE0D | |
person.identifier.ciencia-id | 0511-83CB-3B9C | |
person.identifier.ciencia-id | 9212-EE0C-7753 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4695-0098 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4658-6281 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3321-9108 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3802-9346 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0873-8109 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6021-6581 | |
person.identifier.rid | B-5083-2012 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834296 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55698566200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 14514838-1413-40a4-9116-850d40dcf3a8 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 | |
relation.isAuthorOfPublication | 468ee460-caa6-49f6-82fa-76dac04b352e | |
relation.isAuthorOfPublication | bb574f73-9b48-4e6f-b873-15eb583c3ee2 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9aed416f-b0b0-4a45-b361-8a2a6372b1a8 | |
relation.isAuthorOfPublication | e453fea6-9014-4407-be33-dac585697a31 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 468ee460-caa6-49f6-82fa-76dac04b352e |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 147_Experiências de prática de ensino remoto de emergência de futurosE-book_MJS_vfinal_final.pdf
- Size:
- 1.56 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: