Repository logo
 
Publication

Experiências de prática de ensino remoto de emergência de futuros/as professores/as de matemática e ciências naturais no 2.º ciclo

dc.contributor.authorBranco, Neusa
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.contributor.authorMaurício, Paulo
dc.contributor.authorCarvalho, Renata
dc.contributor.authorColaço, Susana
dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.date.accessioned2023-12-11T14:07:50Z
dc.date.available2023-12-11T14:07:50Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractOs anos letivos de 2019-20 e 2020-21 foram marcados, nas escolas dos ensinos básico e secundário e, nas instituições de ensino superior, por períodos de Ensino Remoto causados pela Pandemia COVID-19. As escolas do ensino básico e as instituições de ensino superior que colaboraram no processo de Formação Inicial de Professores/as, tiveram de adotar estratégias diversificadas para adaptar os estágios dos/as futuros/as professores/as e educadores/as ao contexto de Ensino Remoto de Emergência. Este capítulo descreve e analisa as experiências de formação proporcionadas pela Escola Superior de Educação de Santarém e pela Escola Superior de Educação de Lisboa no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) que decorreram em momentos de Ensino Remoto de Emergência. As duas instituições apresentam e discutem os contextos de PES em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB em que quatro estudantes de cada uma das Escolas Superiores de Educação, organizados/as em pares, realizaram a sua prática no contexto de Ensino Remoto de Emergência. Os dados foram recolhidos a partir dos dossiês ou portefólios de estágio que integram as reflexões escritas pelos/as Estagiários/as sobre a sua prática, entrevistas realizadas a estes/as e aos/às Professores/as Cooperantes que acompanharam os estágios e notas de campo dos/as Professores/as Supervisores/as da respetiva Instituição de Ensino Superior. A análise dos dados incide sobre a experiência de Ensino Remoto de Emergência dos/as estagiários/as, com foco nas estratégias de ensino concretizadas em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e nos recursos educativos usados pelos/as futuros/as Professores/as para promover a aprendizagem dos alunos nestas duas disciplinas. São discutidos os principais aspetos da Formação Inicial que foram mobilizados pelos/as estudantes no contexto de Ensino Remoto de Emergência e apresentam-se novas abordagens que podem ser integradas na formação de futuros/as professores/as, na sequência das experiências de formação que decorreram deste contexto particular.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBranco, N., Rodrigues, M., Maurício, P., Carvalho, R., Colaço, S., & Cavadas, B. (2023). Experiências de prática de ensino remoto de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo. In M. J. Silva, A. Pessoa, N. Branco (Eds.), Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em 3 Escolas Superiores de Educação em Portugal (pp. 147-173). CIED.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.172pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-20-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16688
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCiências naturaispt_PT
dc.subjectEnsino Remoto de emergênciapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectRecursos digitaispt_PT
dc.titleExperiências de prática de ensino remoto de emergência de futuros/as professores/as de matemática e ciências naturais no 2.º ciclopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage173pt_PT
oaire.citation.startPage147pt_PT
oaire.citation.titleDo ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugalpt_PT
person.familyNameBranco
person.familyNameRodrigues
person.familyNameMaurício
person.familyNameCarvalho
person.familyNameColaço
person.familyNameBarreiras Pinto Cavadas
person.givenNameNeusa
person.givenNameMargarida
person.givenNamePaulo
person.givenNameRenata
person.givenNameSusana
person.givenNameBento Filipe
person.identifier1782812
person.identifierAAN-1665-2020
person.identifier.ciencia-idD411-2049-433B
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.ciencia-idC215-3441-EE0D
person.identifier.ciencia-id0511-83CB-3B9C
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.orcid0000-0003-4695-0098
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.orcid0000-0003-3321-9108
person.identifier.orcid0000-0003-3802-9346
person.identifier.orcid0000-0003-0873-8109
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.ridB-5083-2012
person.identifier.scopus-author-id57202834296
person.identifier.scopus-author-id55698566200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication14514838-1413-40a4-9116-850d40dcf3a8
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication468ee460-caa6-49f6-82fa-76dac04b352e
relation.isAuthorOfPublicationbb574f73-9b48-4e6f-b873-15eb583c3ee2
relation.isAuthorOfPublication9aed416f-b0b0-4a45-b361-8a2a6372b1a8
relation.isAuthorOfPublicatione453fea6-9014-4407-be33-dac585697a31
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery468ee460-caa6-49f6-82fa-76dac04b352e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
147_Experiências de prática de ensino remoto de emergência de futurosE-book_MJS_vfinal_final.pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: