Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Do outro lado do quadro”: A disciplina de Técnica de Dança Contemporânea numa abordagem interdisciplinar com a leitura no Ginasiano Escola de Dança, com alunos do 2º ciclo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RF_MED_2018_AnaNun.pdf1.97 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O objetivo do estágio profissionalizante, subjacente ao relatório de estágio que se apresenta, foi associar a dança à literatura, mais concretamente a nível pedagógico interdisciplinar, sendo que o seu foco foi desenvolver os conteúdos programáticos da Técnica de Dança Contemporânea, especificamente a partir da obra de literatura sugerida pelas metas curriculares do Ministério da Educação, "Do outro lado do Quadro", de Mónica Baldaque. Ambiciona-se, com o trabalho de prática pedagógica realizado, atingir o desenvolvimento das competências artísticas, pedagógicas, didáticas e metodológicas, que são consideradas como sendo eficazes no processo de ensino-aprendizagem da Dança, motivo pelo qual se considerou que a descodificação da narrativa da obra, e, por conseguinte, da imagem subjacente à mesma, acaba por promover a expressão através do movimento, fomentando, em simultâneo, o gosto pela leitura. Estes são, portanto, os principais focos do presente trabalho. O relatório de estágio que aqui se apresenta surge no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, pertencente ao Instituto Politécnico de Lisboa, e procura evidenciar o trabalho pedagógico desenvolvido em estágio no Ginasiano Escola de Dança, polo de Arouca, no ano letivo de 2017/2018, mais especificamente na disciplina de Técnicas de Dança Contemporânea com a turma do 1º e 2º ano, integradas no 2º ciclo do Ensino Básico do Ensino Artístico Especializado, e 3º ano, integrados no 3º ciclo, cujo objetivo primordial remete para o desenvolvimento de um trabalho que permita a obtenção de uma formação adequada e abrangente por parte da estagiária, mais concretamente com o intuito de satisfazer as necessidades profissionais aquando do exercício da docência no ensino especializado de Dança.
ABSTRACT - The main goal of the professional internship that underlies the present report was to associate dance with literature, at an interdisciplinary pedagogical level, in which the focus was to develop the programmatic contents of the Contemporary Dance Technique from the literature work suggested by the curricular goals of the Ministry of Education, "Do Outro Lado do Quadro", written by Mónica Baldaque. The aim is to achieve the development of effective artistic, pedagogical, didactic and methodological skills in the Dance teaching-learning process, which justifies why it was considered to decode the narrative of the work, as well as the image underlying it, despite also promoting the expression by the movement and creating the pleasure for reading. Hence, this is the main focus of the developed work. In this way, the internship report is presented within the scope of the Curso Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, and seeks to highlight the pedagogical work developed in the Ginasiano Escola de Dança, in Arouca’s school and in the academic year 2017/2018, specifically in the discipline of Contemporary Dance Techniques with the class of the 1st and 2nd grades, integrated in the 2nd cycle of Ensino Básico do Ensino Artístico Especializado, and 3rd grade, which is integrated in the 3rd cycle, with the goal to allow the intern to obtain the most adequate and comprehensive training, therefore responding to the professional needs of teaching, especially in the specialized teaching of Dance.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Dança Interdisciplinaridade Técnica de dança contemporânea Português Dance Interdisciplinarity Technique of contemporary dance Portuguese

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue