Publication
NoCap: como dançar com dados
dc.contributor.author | Jürgens, Stephan | |
dc.date.accessioned | 2024-10-09T15:50:13Z | |
dc.date.available | 2024-10-09T15:50:13Z | |
dc.date.issued | 2024-07 | |
dc.description | Stephan Jurgens é Professor Adjunto Convidado da ESTC-IPL e leciona na Licenciatura em Teatro, Mestrado em Teatro e Pós Graduação em Media & Performance | pt_PT |
dc.description.abstract | Este artigo-ensaio intitulado "NoCap - Como dançar com dados" resulta da reflexão sobre uma performance com tecnologias de captura de movimento (Mocap), desenvolvido por André Carvalho, Ana Isa Araújo e Stephan Jürgens no âmbito da pós-graduação Media & Performance: Laboratório de Tecnologias Criativas da Escola Superior de Teatro e Cinema/IPL Lisboa. Para além de uma partilha do processo criativo com equipamentos e ferramentas de software da captura de movimento e interação com os resultantes dados, neste artigo-ensaio se faz uma distinção entre motion capture e motion tracking para refletir diversos modos de trabalhar com esta tecnologia no âmbito da live performance. Por fim, a performance NoCap e as suas ideias artísticas e conceptuais constituintes são contextualizadas na perspetiva de uma "ecologia de performance" do projeto (CON)FUNDIR, apresentado no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado em Lisboa. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT - This essay-article entitled "NoCap - How to dance with data" results from a reflection on a live performance with motion capture technologies (Mocap), developed by André Carvalho, Ana Isa Araújo and Stephan Jürgens within the context of the Media & Performance: Creative Technologies Laboratory postgraduate course at the Higher School of Theater and Cinema/IPL Lisbon. In addition to sharing the creative process with motion capture equipment, software tools and interaction with the resulting data, this essay-article makes a distinction between motion capture and motion tracking to discuss different ways of working with this technology within the context of a live performance. Finally, the NoCap performance and its constituent artistic and conceptual ideas are contextualized from the perspective of a "performance ecology" of the (CON)FUNDIR project, presented at the Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado in Lisbon. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Financiado no âmbito do projeto MCLDI / Motion Capture - Laboratório Digital Interativo integrado na 8ª edição concurso de projetos investigação, desenvolvimento, inovação & criação artística (IDI&CA) Instituto Politécnico Lisboa | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17729 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema | pt_PT |
dc.relation | IPL/IDI&CA2023/MCLDI_ESTC | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Captura movimento | pt_PT |
dc.subject | Movimento | pt_PT |
dc.subject | Ecologia de desempenho | pt_PT |
dc.subject | Motion capture | pt_PT |
dc.subject | Motion tracking | pt_PT |
dc.subject | Performance ecology | pt_PT |
dc.title | NoCap: como dançar com dados | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | NoCap: como dançar com dados | pt_PT |
person.familyName | Jürgens | |
person.givenName | Stephan | |
person.identifier.ciencia-id | 2A16-ADE9-77D8 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4739-904X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 90139435-b7b7-4b77-b7fe-1635a2c7f17d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 90139435-b7b7-4b77-b7fe-1635a2c7f17d |