Repository logo
 
Publication

Literacia da informação no combate às fake news: desafios e estratégias formativas no ensino superior

dc.contributor.authorAntunes, Maria Da Luz
dc.contributor.authorSanches, Tatiana
dc.contributor.authorLopes, Carlos
dc.date.accessioned2019-07-17T16:19:21Z
dc.date.available2019-07-17T16:19:21Z
dc.date.issued2019-07
dc.description.abstractIntrodução: Os problemas com a verdade e a falácia na Internet têm vindo a evidenciar-se, tornando-se num mar de navegação perigosa devido à quantidade de falsas verdades, desinformação, informação enganosa ou errónea – um conjunto de conceitos agregados no que é mais conhecido por fake news. O presente estudo argumenta que é necessário recentrar as preocupações com a informação no elemento humano, desenvolvendo intervenções educativas para alterar esta realidade, consciencializando e formando os utilizadores da informação. Especificamente para o combate às fake news, as instituições de ensino superior devem capacitar a sua comunidade para uma navegação segura na Internet, ensinando-a a filtrar os conteúdos que irão utilizar, colocar e disponibilizar para outrem. Estudantes, professores e investigadores devem saber qual a informação de que necessitam, conseguir identificar o que procuram, reconhecer as condições sob as quais a informação pode ser reutilizada de forma ética, assim como o destino que terá, e distinguir entre conhecimento, opinião e comentário. O objetivo do presente estudo é o de conhecer a atuação dos profissionais da informação no combate às fake news, através da análise das estratégias em competências de literacia da informação em contexto académico. Método: Realizou-se uma revisão da literatura indexada na Scopus e na Web of Science, associando fake news e a literacia da informação no contexto do ensino superior. Resultados: A Web of Science apresenta um total de 41 resultados e a Scopus de 22 resultados. A análise aponta para a descrição de iniciativas e projetos oriundos quer de bibliotecas do ensino superior, quer de profissionais da informação do mesmo setor, comprometidos com a causa do combate às fake news. Discussão: A literatura refere que o fator educacional deve necessariamente ser ponderado: a formação de utilizadores motivados para o conhecimento é que lhes permite distinguir a veracidade do que se afirma e identificar qual o cenário para a produção de mais conhecimento. As pessoas melhor preparadas correspondem a indivíduos que assumem como insuficiente a informação disponibilizada pela Internet. As bibliotecas do ensino superior assumem-se como importantes núcleos neste processo: porque se formam e porque formam, mantendo-se atuais e confiáveis. Sugere-se o desenvolvimento de medidas a implementar pelas instituições de ensino superior e pelos profissionais da informação para um eficaz combate às fake news, em especial no contexto académico. Concluiu-se que o conhecimento pode resultar em informação, mas a informação não resulta necessariamente em conhecimento – e a informação pode não ultrapassar o patamar da opinião, pelo que importa reforçar estratégias formativas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes ML, Lopes C, Sanches T. Literacia da informação no combate às fake news: desafios e estratégias formativas no ensino superior. In: IX Encuentro Ibérico EDICIC 2019, Facultad de Bibliotecnomía y Documentación, Universidad de Barcelona, 9-11 Julio 2019.pt_PT
dc.identifier.doi10.31229/osf.io/3sbwapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10323
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://osf.io/preprints/lissa/3sbwa/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia da informaçãopt_PT
dc.subjectFake newspt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEstratégias formativaspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleLiteracia da informação no combate às fake news: desafios e estratégias formativas no ensino superiorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameAntunes
person.familyNameSanches
person.givenNameMaria Luz
person.givenNameTatiana
person.identifier2087122
person.identifier10482140770896435107
person.identifierN-6530-2013
person.identifier.ciencia-idB111-6F38-5904
person.identifier.ciencia-id2C17-1B53-FBDC
person.identifier.ciencia-id7916-AB38-9931
person.identifier.orcid0000-0003-0942-7601
person.identifier.orcid0000-0002-4902-2628
person.identifier.orcid0000-0002-6440-4739
person.identifier.ridB-8661-2015
person.identifier.scopus-author-id57202291460
person.identifier.scopus-author-id56499097100
person.identifier.scopus-author-id15074167200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationdce3e466-ad17-4bea-8b95-4a5b9bb22910
relation.isAuthorOfPublicationd4c19add-be38-4c8e-bd56-4e7a9073de95
relation.isAuthorOfPublication5bce7415-d4e2-4c10-86e7-a87c4b69407f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5bce7415-d4e2-4c10-86e7-a87c4b69407f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
A literacia da informação no combate às fake news_desafios e estratégias formativas no ensino superior_paper.pdf
Size:
295.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Paper
No Thumbnail Available
Name:
Literacia da informação no combate às fake news_desafios e estratégias formativas no ensino superior.pdf
Size:
2.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Oral presentation
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections