Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
130.35 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A investigação tende a descrever o pai como parceiro de jogo que favorece a liberdade de ação;
enquanto a mãe, tende a reforçar a comunicação nas interações, envolvendo afetivamente a criança.
Nos casos em que a mãe brinca e o pai presta cuidados básicos à criança, a qualidade da interação
pai-filhos aumenta consideravelmente. Neste estudo, observamos pai e mãe independentemente na
mesma situação experimental como parceiros da criança numa atividade lúdica de construção.
Comparamos os seus comportamentos quando colocados no mesmo papel. Para o efeito, foi pedido a
19 díades mãe-filho(a) e 17 díades pai-filho(a) que realizassem, em 20 minutos, um produto à sua
escolha com os materiais e ferramentas disponibilizados. As crianças tinham entre 3 e 5 anos, sem
atrasos de desenvolvimento identificados. Pretendemos descrever e comparar os pais (mães e pais
considerados em conjunto) quanto: (i) à empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/
/fantasia e desafio proposto; (ii) à qualidade da comunicação; e (iii) aos produtos realizados e escolhas
de materiais. Os nossos resultados indicam poucas diferenças entre pais e mães. Em termos de
comunicação, as mães realizam mais perguntas de processo do que os pais. As diferenças mais
relevantes correspondem à forma como os pais e as mães reagem com os meninos e as meninas, dando
maior liberdade de ação às meninas, mais feedback positivo e revelando-se mais sensíveis a responder
às suas emoções. Os meninos perderam mais interesse durante a atividade e revelaram mais sinais de
aborrecimento do que as meninas. O sexo das crianças afetou mais os resultados do que o dos pais, ou
seja, os pais interagiram e comunicaram distintamente com meninas e meninos. Adicionalmente, a
escolaridade dos pais correlacionou-se com comportamentos mais atentos, pacientes e cooperativos
dos pais. Relativamente à idade dos progenitores, os pais mais novos e com mais filhos usaram mais
materiais e ferramentas.
Description
Keywords
Interação pais-filhos Afectividade Comunicação verbal Intersubjetividade partilhada Sexo