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A Regulação dos processos de aprendizagem em trabalho de estudo autónomo

dc.contributor.advisorFigueira, Conceiçãopt_PT
dc.contributor.authorTeixeira, Joana Rita Rolo
dc.date.accessioned2023-03-09T10:27:44Z
dc.date.available2023-03-09T10:27:44Z
dc.date.issued2022-07-13
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO Presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no segundo ano do Mestrado do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo deste trabalho constituído por duas partes são mencionados os aspetos mais relevantes para a realização do estudo que serve de tema a este relatório. Neste sentido, na primeira parte são descritos e analisados, de forma reflexiva, a intervenção realizada nos dois contextos de estágio, um numa turma de 4.º ano de escolaridade de uma instituição de ensino privada, localizada em Lisboa, e o outro em duas turmas de 5.º ano de escolaridade de uma escola pública, situada, também, na cidade de Lisboa. A segunda parte do relatório diz respeito ao estudo realizado numa turma de 4.º ano de escolaridade, com o tema A Regulação dos Processos de Aprendizagem em TEA. Assim, pode-se afirmar que o principal objetivo da realização do mesmo, era estudar os processos de desenvolvimento da autonomia e responsabilização dos alunos em Trabalho de Estudo Autónomo. Com conformidade com o mesmo delinearam-se três objetivos específicos: i) caracterizar a forma como o TEA é implementado em sala de aula ii) caracterizar as competências de autonomia e responsabilização dos alunos em TEA na fase de observação da PES II (potencialidades e fragilidades); e iii) Comparar as competências de autonomia e responsabilização, desenvolvidas pelos alunos em TEA no início e final da PES II. De forma a dar respostas a todos os objetivos apresentados, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, onde se utilizaram diversas técnicas de recolha de dados, como observação direta e participante, análise documental e técnica de conversação (inquéritos). Como técnica de análise dos dados recolhidos, foram seguidos os procedimentos propostos por Bardin (2013). Os resultados deste estudo permitiram identificar o Trabalho de Estudo Autónomo como uma rotina de sala de aula que desenvolve as competências de autonomia e de responsabilização nos alunos, desde que os alunos e professor estejam envolvidos no processo.pt_PT
dc.description.abstractThroughout both sections contemplated in this paper, there will be mention to the most relevant aspects when conducting the research on which this report is based upon. In the first section, the intervention conducted in both internship contexts (one being in a 4th grade class from an educational private institution located in Lisbon and the second being two 5th grade classes from a public school, also located in Lisbon) is presented and thoroughly analysed. The second part of this report is concerning the study conducted in a 4th grade class, with the theme Students’ Autonomy and Responsibility within Autonomous Study Time. Therefore, the main objective to retrieve from overseeing this study will be to determine and study the processes of the regulation of learning processes in within an Autonomous Study Workflow. With this in mind, three main specific objectives were determined: i) Characterization of how TEA is implemented in the classroom; ii) Characterization of autonomy and responsibility skills in TEA in the PES II observation phase (potential and fragilities); e iii) Comparison between the initial and final PES II phases of autonomy and responsibility skills developed by students in TEA. In order to measure and provide answers to the proposed objectives, a qualitative study was performed where several data collection techniques were implemented, such as direct and participant observation, documental analysis, and conversion technique (inquires). For data analysis purposes, Bardin’s (2013) procedures were followed and implemented. The results obtained from this study allowed the identification of the Autonomous Study Workflow as a classroom routine that boosts autonomy and responsibility skills in students, as long as both students and teachers and involved in the process.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationTeixeira, J. R. R. (2022). A Regulação dos processos de aprendizagem em trabalho de estudo autónomo (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15781pt_PT
dc.identifier.tid203189027
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15781
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTrabalho de Estudo Autónomopt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectResponsabilizaçãopt_PT
dc.subjectAutonomous study workflowpt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectResponsibilitypt_PT
dc.titleA Regulação dos processos de aprendizagem em trabalho de estudo autónomopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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