Publication
A arte em educação e um modelo pedagógico alternativo
| dc.contributor.author | Neves, Francisco Coelho | |
| dc.date.accessioned | 2020-07-20T09:38:49Z | |
| dc.date.available | 2020-07-20T09:38:49Z | |
| dc.date.issued | 2016 | |
| dc.description.abstract | O presente artigo estrutura-se em dois pilares articulados: a observação participante de um modelo pedagógico alternativo – uma escola privada em regime de ensino doméstico, com mais de uma década de funcionamento (1º e 2º ciclos), apoiada numa filosofia pedagógica de educação pela arte – e a apropriação reflexiva de contributos de alguns autores importantes para a compreensão da arte em educação. Rancière (2010) falava d‘o comum, lugar de partilha de um sensível. Deve a escola, na ordem líquida hipermoderna (Bauman, 2011), com o contributo da arte, ser o lugar desse comum fundamental, para além de uma aprendizagem tecnicista esvaziada de significado cultural e ontológico? Se partirmos do princípio que a arte é essencial para o desenvolvimento integral do sujeito e que é secundarizada nos currículos da escolaridade ‗regular‘, devemos procurar modelos possíveis da sua integração a bem desse desenvolvimento desejável. Efland (2004) e Parsons (2010) remetem para possibilidades de integração, o nosso propósito é o de apresentar a da instituição observada que propõe (e pratica) um modelo global e integrado de pensar a arte na estrutura curricular e, sobretudo, na ideia pedagógica. A partir de um currículo com forte presença de disciplinas artísticas (não sendo uma escola de ensino artístico) e outras como o xadrez ou a filosofia, há um tema anual que estrutura todo o trabalho interdisciplinar. O resultado, em forma de produtos artísticos ao longo e no final do ano, não é mais importante do que o processo. A chave deste modelo é a arte no que esta propõe de mais reflexivo: procura-se a pergunta melhor e não a resposta esperada. Da diferença à liberdade interferidora, da cognição ao desenvolvimento de todos os sentidos a prioridade é a conscientização (Freire, 1967) crítica e sensível dos alunos, um modelo de interpretação holística do sujeito e da educação que encontrou na arte um lugar privilegiado para a intenção. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Neves, F. (2016) A arte em educação e um modelo pedagógico alternativo in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (270-280) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-95733-7-6 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/12053 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
| dc.relation | SFRH/BD/52518/2014 | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | http://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_enc.cied_web.pdf | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Educação | pt_PT |
| dc.subject | Arte | pt_PT |
| dc.subject | Currículo | pt_PT |
| dc.subject | filosofia pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | SFRH/BD/52518/2014 | pt_PT |
| dc.title | A arte em educação e um modelo pedagógico alternativo | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 280 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 270 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A arte em educação e um modelopedagógico alternativoatas_vii_enc.cied.pdf
- Size:
- 260.88 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
