Repository logo
 
Publication

A arte em educação e um modelo pedagógico alternativo

dc.contributor.authorNeves, Francisco Coelho
dc.date.accessioned2020-07-20T09:38:49Z
dc.date.available2020-07-20T09:38:49Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente artigo estrutura-se em dois pilares articulados: a observação participante de um modelo pedagógico alternativo – uma escola privada em regime de ensino doméstico, com mais de uma década de funcionamento (1º e 2º ciclos), apoiada numa filosofia pedagógica de educação pela arte – e a apropriação reflexiva de contributos de alguns autores importantes para a compreensão da arte em educação. Rancière (2010) falava d‘o comum, lugar de partilha de um sensível. Deve a escola, na ordem líquida hipermoderna (Bauman, 2011), com o contributo da arte, ser o lugar desse comum fundamental, para além de uma aprendizagem tecnicista esvaziada de significado cultural e ontológico? Se partirmos do princípio que a arte é essencial para o desenvolvimento integral do sujeito e que é secundarizada nos currículos da escolaridade ‗regular‘, devemos procurar modelos possíveis da sua integração a bem desse desenvolvimento desejável. Efland (2004) e Parsons (2010) remetem para possibilidades de integração, o nosso propósito é o de apresentar a da instituição observada que propõe (e pratica) um modelo global e integrado de pensar a arte na estrutura curricular e, sobretudo, na ideia pedagógica. A partir de um currículo com forte presença de disciplinas artísticas (não sendo uma escola de ensino artístico) e outras como o xadrez ou a filosofia, há um tema anual que estrutura todo o trabalho interdisciplinar. O resultado, em forma de produtos artísticos ao longo e no final do ano, não é mais importante do que o processo. A chave deste modelo é a arte no que esta propõe de mais reflexivo: procura-se a pergunta melhor e não a resposta esperada. Da diferença à liberdade interferidora, da cognição ao desenvolvimento de todos os sentidos a prioridade é a conscientização (Freire, 1967) crítica e sensível dos alunos, um modelo de interpretação holística do sujeito e da educação que encontrou na arte um lugar privilegiado para a intenção.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNeves, F. (2016) A arte em educação e um modelo pedagógico alternativo in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (270-280) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95733-7-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12053
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relationSFRH/BD/52518/2014pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_enc.cied_web.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectfilosofia pedagógicapt_PT
dc.subjectSFRH/BD/52518/2014pt_PT
dc.titleA arte em educação e um modelo pedagógico alternativopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage280pt_PT
oaire.citation.startPage270pt_PT
oaire.citation.titleAtas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A arte em educação e um modelopedagógico alternativoatas_vii_enc.cied.pdf
Size:
260.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections