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Abstract(s)
O presente artigo estrutura-se em dois pilares articulados: a observação participante de um
modelo pedagógico alternativo – uma escola privada em regime de ensino doméstico, com
mais de uma década de funcionamento (1º e 2º ciclos), apoiada numa filosofia pedagógica de
educação pela arte – e a apropriação reflexiva de contributos de alguns autores importantes
para a compreensão da arte em educação.
Rancière (2010) falava d‘o comum, lugar de partilha de um sensível. Deve a escola, na ordem
líquida hipermoderna (Bauman, 2011), com o contributo da arte, ser o lugar desse comum
fundamental, para além de uma aprendizagem tecnicista esvaziada de significado cultural e
ontológico? Se partirmos do princípio que a arte é essencial para o desenvolvimento integral
do sujeito e que é secundarizada nos currículos da escolaridade ‗regular‘, devemos procurar
modelos possíveis da sua integração a bem desse desenvolvimento desejável. Efland (2004) e
Parsons (2010) remetem para possibilidades de integração, o nosso propósito é o de
apresentar a da instituição observada que propõe (e pratica) um modelo global e integrado de
pensar a arte na estrutura curricular e, sobretudo, na ideia pedagógica.
A partir de um currículo com forte presença de disciplinas artísticas (não sendo uma escola
de ensino artístico) e outras como o xadrez ou a filosofia, há um tema anual que estrutura
todo o trabalho interdisciplinar. O resultado, em forma de produtos artísticos ao longo e no
final do ano, não é mais importante do que o processo. A chave deste modelo é a arte no que
esta propõe de mais reflexivo: procura-se a pergunta melhor e não a resposta esperada. Da
diferença à liberdade interferidora, da cognição ao desenvolvimento de todos os sentidos a
prioridade é a conscientização (Freire, 1967) crítica e sensível dos alunos, um modelo de
interpretação holística do sujeito e da educação que encontrou na arte um lugar privilegiado
para a intenção.
Description
Keywords
Educação Arte Currículo filosofia pedagógica SFRH/BD/52518/2014
Pedagogical Context
Citation
Neves, F. (2016) A arte em educação e um modelo pedagógico alternativo in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (270-280) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
