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Estratégia de redes sociais e plataforma de search: Grupo HF Hotels

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O presente relatório de estágio surge com vista à obtenção do grau de mestre em Publicidade de Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social. Neste âmbito realizou-se um estágio de seis meses no departamento de comunicação e marketing do Grupo HF – Hotels com o objetivo de melhorar a presença da marca em Social Media. A emergência do mundo digital tem vindo a alterar o paradigma da comunicação e a relação entre consumidores e marcas. As empresas sentem cada vez mais a necessidade de estar próximas dos seus consumidores, campo em que os Social Media têm um papel imprescindível, no sentido em que conseguem despoletar uma comunicação imediata com estes. Neste relatório foi utilizado o método de Investigação-Ação, pelo que foi executado primeiramente um diagnóstico de avaliação da estratégia utilizada pelo departamento de marketing até ao início do estágio e, posteriormente, implementada uma nova estratégia em busca de melhores resultados. Para isso foi realizada uma revisão de literatura sobre os conceitos de Web 2.0, Social Media e Plataformas de Search, em geral, e sobre o Facebook, Instagram e Zomato, em particular, por serem plataformas de interesse para este relatório. Em geral, a estratégia implementada no decurso do estágio obteve resultados bastante positivos face aos objetivos fixados, não só no que diz respeito aos KPIs disponibilizados pelas plataformas utilizadas como também no que se refere às vendas. No entanto, tal como o método Investigação-Ação sugere, face aos resultados obtidos neste ciclo de investigação, comprovou-se a necessidade de dar início a um novo ciclo estratégico, de forma a poder otimizar e reajustar a estratégia delineada.
ABSTRACT: This internship report arises with the aim to complete the master’s degree in Advertising and Marketing. This is the result of a 6 months internship at the Marketing & Communication department of the HF Hotels’ group. The main objective was to enhance the brand’s social media online presence, defining a digital strategy. The emergency of the digital world has been constantly altering both the communication paradigm, as well as the consumer-brand relationship. Companies feel the need to be close to their customers, thus social media plays a crucial role, as it can trigger an instant communication between both. The method used in this report was research-action. First, the strategy in used had to be accessed, so a new strategy aimed for best results could be implemented. A literature review of digital concepts was thus needed, including Web 2.0, social media and search platforms. Facebook, Instagram and Zomato were selected to assessment for this report. The new strategy has generally reached the targeted goals with very positive results, both in terms of KPIs directly related to the platforms, as well as pushing direct sales forward. Nevertheless, as the chosen method (research-action) indicates, after the conclusions of this strategy are completed, a new cycle should begin, where the considerations and results of the current cycle should be taken into account, as to optimize and readjust the new difened strategy.

Description

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como requisito parcial para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.

Keywords

Marketing Estratégias digitais Redes sociais Facebook Instagram Zomato Grupo HF Hotels Digital strategy Social media HF Hotels' group

Citation

FIGUEIREDO, Luísa - Estratégia de Redes Sociais e Plataforma de Search: Grupo HF Hotels. Lisboa: IPL, Escola Superior de Comunicação Social, 2017. Relatório de estágio.

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Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social

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