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Abstract(s)
Uma parte pensamento estético de Eduardo Lourenço (N.1923) foi recentemente coligido em publicação (2017, Da Pintura, Lisboa: Gradiva) pela investigadora italiana Barbara Aniello. Nela se reúne boa parte do que o ensaísta e filósofo escreveu sobre arte e estética. Interessou, particularmente neste texto, analisar o que escreveu sobre a ideia de abstração contrastando com o que os autores “clássicos” da Teoria da Arte e, até os mais recentes, têm escrito sobre o tema que tem sido recorrente nas discussões contemporâneas sobre arte, sobretudo sobre pintura. Em “O pintor abstracto” e “Abstração” (respetivamente pontos 1.38 e 3.3 da obra supracitada) em pouco mais de duas páginas, são elencadas/ sublinhadas problemáticas (percepção, criação, inteligibilidade) que importa discutir não só no quadro de um pensamento teórico do qual a própria pintura não se pode furtar, como também no quadro do que poderemos chamar um “ensino da pintura”, sobretudo a que se faz no âmbito do ensino superior politécnico e universitário. Contrasta-se o que o Eduardo Lourenço pensou com aquilo que personalidades importante do mundo da arte pensaram para, enfim, podermos entrever
da sua pertinência e atualidade para alimentar não só o discurso teorético como também a discussão/debate de atelier com os estudantes.
Description
Keywords
Pintura Abstração Teoria da arte Eduardo Lourenço
Citation
Charréu, L. (2019). Uma certa ideia de abstração no pensamento estético de Eduardo Lourenço. In Laranjo, F. et al. (Eds.) ICOCEP, International Congress on Contemporary European Painting, 2 nd Edition. Proceedings Book. (pp. 207-210). Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedades (I2ADS).
Publisher
Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedades