Repository logo
 
Publication

O Impacto das condições de produção na escrita de textos narrativos

dc.contributor.advisorEstrela, Antóniapt_PT
dc.contributor.authorPinto, Vanessa Anacleto
dc.date.accessioned2019-02-22T10:44:28Z
dc.date.available2019-02-22T10:44:28Z
dc.date.issued2018-12-21
dc.descriptionRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. No trabalho é feita uma descrição sintética das práticas de ensino supervisionadas desenvolvidas no 1.º e no 2.º CEB. Apresenta-se, ainda, um estudo desenvolvido durante a prática do 2.º CEB, subordinado ao tema o impacto das condições de produção na escrita de textos narrativos. Esta investigação visa perceber se o tipo de tarefa e se o ano letivo têm implicações na qualidade das produções de textos narrativos. Para o estudo optou-se por uma metodologia de natureza mista, essencialmente qualitativa, mas havendo também o recurso a metodologia quantitativa. Foram analisados textos narrativos escritos por alunos do 5.º e do 6.º ano sob diferentes condições de produção, de acordo com quatro categorias propostas por Santos e Barrera (2015), que realizaram um estudo semelhante, mas noutro contexto. Os principais resultados apontam para o facto de as condições de produção terem impacto na qualidade dos textos narrativos. Assim, os textos com melhor qualidade dizem respeito a produções de alunos que tiveram como condições de produção uma sequência de imagens que remetem para a existência de um conflito e uma situação-problema. A presença de sugestão de conflito parece ser, então, um elemento que favorece a qualidade e complexidade dos textos. Em relação à comparação entre os dois anos de escolaridade, a diferença revelou-se insignificante, existindo, apenas, uma ligeira percentagem de textos com melhor qualidade, do ponto de vista da estrutura da narrativa, no 6.º ano.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The following report was made regarding the curricular unit Teaching Practice Supervised II, of the Master´s Degree in Education of the 1st Cycle of Basic Education and in Portuguese and History and Geography of Portugal of the 2nd Cycle of Basic Education. In the report there is a summary description of the supervised teaching practices developed in the 1st and 2nd CBE It also presents a study developed during the practice of the 2nd CBE, regarding the theme the impact of the conditions of production in the writing of narrative texts. This research aims to understand if the type of task and the school year have implications on the quality of productions of narrative texts. For the study it was chosen a methodology of mixed nature, essentially qualitative, but also using a quantitative methodology. Narrative texts written by 5th and 6th grade students under different production conditions were analyzed according to four categories proposed by Santos and Barrera (2015), who carried out a similar study, but in another context. The main results point to the fact that production conditions have an impact on the quality of narrative texts. Therefore, the texts with the best quality are related to students who had, as production conditions, a sequence of images which refer to the existence of a conflict and a problem situation. As such, the presence of suggestion of conflict seems to be an element that favours the quality and complexity of the texts. In relation to the comparison between the two years of schooling the difference was not very noticeable, there being only a slight percentage of texts with better quality, from the point of view of the structure of the narrative, in the 6th year.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPinto, V. A. (2018). O Impacto das condições de produção na escrita de textos narrativos (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9568pt_PT
dc.identifier.tid202105792
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9568
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectTexto narrativopt_PT
dc.subjectProdução de textospt_PT
dc.subjectCondições de Produçãopt_PT
dc.subjectWritingpt_PT
dc.subjectNarrative textpt_PT
dc.subjectProduction of textspt_PT
dc.subjectConditions of productionpt_PT
dc.titleO Impacto das condições de produção na escrita de textos narrativospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório final_ Vanessa Anacleto Pinto_2018.pdf
Size:
10.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: